América Latina e África separadas por um Oceano e unidas pela Diáspora Atlântica.

Esta trilha tem como objetivo tratar dessas duas partes do mundo onde histórias, culturas, lutas por liberdades e por resistências revelam diferenças, semelhanças e conexões entre as (os) sujeitas (os) do Sul Global.

O nome da trilha Améfrica é inspirado e traz toda a pujança de Lélia Gonzalez, mulher negra, expoente do movimento negro e intelectual que criou a categoria político-cultural de amefricanidade e defendeu o uso da expressão Améfrica Ladina para contestar a ideia de uma formação histórico-cultural exclusivamente branca e europeia.

A trilha Améfrica busca oferecer novas experiências e olhares sobre a América Latina e a África a partir de vivências, experiências e relações estabelecidas entre as (os) indígenas, africanas (os) e afrodescendentes.

Nesse sentido, a trilha Améfrica pretende potencializar a diversidade, as histórias orais e escritas, as inteligências e os conhecimentos de homens e de mulheres nos processos de Independências dos países da América Latina, Caribe e África, bem como suas lutas por emancipação nesses 200 anos de histórias. 

Convidamos você a explorar a trilha Améfrica!

Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branq…

Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude Fernanda de Amorim Golembiewski   Este material apresenta duas…

Revoltas populares no cordel

Revoltas Populares no Cordel Pedro de Albuquerque Oliveira   O livro “Revoltas Populares no Cordel”, do escritor Pedro de Albuquerque O…

O povo vai à luta e torna-se brasileiro: pretos e pobres na independ…

O povo vai à luta e torna-se brasileiro: pretos e pobres na independência do Brasil Antonieta Miguel   Como abordar o processo de emancip…

Memória, escravidão, resistências e culturas negras na cidade do Ri…

Memória, escravidão, resistências e culturas negras na cidade do Rio de Janeiro Clara Thaís Pereira de Andrade   O presente plano de au…

Leitura literária e educação antirracista no Ensino Fundamental

Leitura literária e educação antirracista no Ensino Fundamental Professoras: Dra. Renata Amaral de Matos Rocha, Ms. Eliene de Souza Paulino P…

Arqueologia no ensino de história: Simulação de escavação no pát…

Arqueologia no ensino de história: Simulação de escavação no pátio da EECIM Marçal de Souza Tupã-Y Luciano Alonso Justino Simulação de…

Visitas técnicas orientadas como práticas de conhecimentos históric…

Visitas técnicas orientadas como práticas de conhecimentos históricos mineiros desse Bicentenário Antônio Carlos da Silva   Projeto de…

Quando o outro se torna nós

Quando o outro se torna nós Ana Clara Alves Reis; Brendha Maciel Candido Giovana Martins Brito; Haniel da Costa Novais Iasmin Damas de Oliveira…