Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude
Fernanda de Amorim Golembiewski
Este material apresenta duas sequências didáticas direcionadas aos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental. As sequências didáticas foram elaboradas como parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulada Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental. As duas sequências didáticas são apresentadas como proposições para o ensino de História e foram elaboradas a partir de uma análise crítica de objetos de conhecimento e de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob a lente do referencial teórico da educação das relações étnico-raciais e dos estudos críticos da branquitude. Esse exercício analítico e criativo objetivou abrir brechas nas propostas apresentadas pela BNCC e, assim, pensar a crítica ao eurocentrismo e à branquitude nas aulas de História dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta das sequências didáticas dialoga com as reflexões sobre o Bicentenário da Independência ao problematizar, em uma perspectiva antirracista, os privilégios da branquitude, como uma marca das relações étnico-raciais construídas historicamente no Brasil, e a concepção eurocêntrica presente nas narrativas sobre os grupos que compõem a sociedade brasileira.
Acesse a sequencia didática (aqui)
Descrição: #pratodesverem: Em um fundo branco, estão dispostos lado a lado, no sentido vertical, onze lápis de cor em diferentes tons de marrom, iniciando pelos tons mais claros até os tons mais escuros.