Como Navegar

Para navegar no nosso Portal, podemos seguir por quatro trilhas, quatro caminhos pedagógicos e temáticos que fazem parte da construção de 200 anos de Brasis. Essas trilhas, chamadas de Améfrica, Comemorações, Independências e Trajetórias conversam entre si, mas têm suas particularidades, e, portanto, seu trilhar próprio!

Trilhamos também por eixos pedagógicos, no buscador podem ser encontrados uma série de tipos de materiais: vídeos, podcasts, imagens, jogos, planos de aula, sequências didáticas… e para vários momentos do aprendizado: iniciantes, iniciados e mais avançados, para alunos e professores, professores que formam professores, enfim, para o público em geral.

Na seção Biblioteca, nós agrupamos diversos materiais produzidos pelo Portal e seus parceiros para facilitar a navegação.

O Portal é para INSPIRAR, somos produtores do nosso conhecimento e o debate sobre o que é o Brasil não se esgota aqui. Por isso, navegue, trilhe, mande sugestões de caminhos, venha construir o Portal do Bicentenário conosco.

Viagem pelas Trilhas

Independências

A trilha independências é um caleidoscópio. Diversas possibilidades são encontradas para rompermos com o discurso oficial reducionista ao grito a beira do Ipiranga no 7 de setembro. O processo de independência de 1822 é visto por diferentes perspectivas e construções para além da data e localidade. Guerras, conflitos, resistências, construções, narrativas são disputadas. Aqui, ampliamos o conceito de independência, o colocamos no plural, sacudimos de localidade, levamos para o 2 de julho baiano, mas compreendendo que não é possível esgotar essa compreensão e deixar de nos perguntar se somos independentes mesmo.

Améfrica

Améfrica vem do termo defendido pela Lélia Gonzalez de Améfrica Ladina, trazendo histórias, intercâmbios, lutas por liberdade e compreendendo que a história do Brasil não pode ser pensada sem África e América Latina. Aqui, rompemos com uma tradição historiográfica européia, aproximamos oceanos, fronteiras e emancipações.

Trajetórias

Se trilhamos por conceitos e entendimentos, nas Trajetórias é onde evidenciamos os caminhos de mulheres, homens, movimentos sociais, instituições de diferentes etnias, minorias, em vários tempos e espaços. Aqui, o foco são os sujeitos sociais, suas narrativas, e seus impactos para esta construção que não começou no 7 de setembro de 1822, nem se encerra em 2022.

Comemorações

Quando falamos de Comemorações pensamos em algo positivo, mas aqui celebrar é lembrar e relembrar, exaltar saberes, fazeres, expressões, práticas dessas histórias, memórias e identidades. Festejar também é resistir, encontrar caminhos e fugar em rituais, subverter ordens estabelecidas e controles sociais impostos, algo muito marcante na História do Brasil. Aqui as simbologias, patrimônios, instituições e sujeitos compõem nosso caminhar.

Pular para o conteúdo