O Portal do Bicentenário é um espaço para você apresentar propostas didáticas variadas, ou buscar outras que contribuam com o processo de ensinar e aprender sobre os movimentos das independências, historicamente, construídos no Brasil. Queremos produzir, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos multi, inter e transdisciplinares sobre o Bicentenário da Independência e os 200 anos de lutas por liberdade no Brasil que visem a construção de uma sociedade igualitária, democrática, laica,  inclusiva, não violenta, antirracista, antiLGBTfóbica, antissexista e a anticapacitista.

A produção de materiais didáticos para Educação Básica, em suas diferentes etapas e modalidades, pode ser realizada individualmente ou em grupos, por profissionais e estudantes da Educação Básica e Superior e por integrantes de outras organizações científicas e sociais de diferentes campos de conhecimento, em diálogo com os princípios do Portal do Bicentenário registrados no documento PORTAL DO BICENTENÁRIO: QUEM SOMOS.

O Portal do Bicentenário enfatiza sujeitos marginalizados nas narrativas oficiais da Independência do Brasil e na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, dialogando com os temas de estudo e pesquisa de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es proponentes. A partir desta ênfase, considera temas transversais como: ditaduras e golpes; meio ambiente e território; direitos humanos e cidadania; história da educação; regionalidades; interseccionalidades de gênero, raça, etnia, classe, idade, sexualidade, região etc.; combate ao racismo, homofobia; religiões e religiosidades; acessibilidade; abordagem da Independência na BNCC e em materiais didáticos já publicados, entre outros.   

Nosso desafio, no Portal do Bicentenário, é acolher, disponibilizar e divulgar materiais didáticos variados, abertos a diversas metodologias e à criatividade que promovam a valorização da experiência e das relações nos processos de ensinar e aprender, em sala de aula, e em outros ambientes educativos.

No documento POLÍTICAS, DIRETRIZES E PROTOCOLOS PARA PRODUÇÃO, CURADORIA E PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO NO PORTAL DO BICENTENÁRIO, registramos as orientações para produção, envio e publicação de sua produção. Contamos com sua contribuição!   

Para enviar sua produção, preencha o formulário abaixo:

Informações pessoais

 

Endereço

 

Outras informações

 

Material para envio

  • Entre 500 e 1500 caracteres com espaço. Para este resumo, além das principais características do material, solicitamos uma indicação de possibilidades para professores/as o utilizarem em sala de aula, apontando o que pode ser discutido a partir dele e atividades que possam ser desenvolvidas tendo-o como base. Para mais informações, consulte itens 2.3 e 2.4 do Documento "Políticas, Diretrizes e Protocolos para Produção, Curadoria e Publicação de Conteúdo no Portal do Bicentenário.
 

Imagem para o post

 

Carregar arquivo do material a ser publicado no Portal

 

Verificação

Pular para o conteúdo