O I Seminário Internacional 200 anos de escolas públicas no Brasil  marca as primeiras ações da segunda fase do Portal do Bicentenário que estará centrada em promover uma cartografia histórica de escolas brasileiras a partir da sistematização e divulgação de conhecimentos escolares e dos debates educacionais sobre o bicentenário da Lei Geral de Instrução Pública que instituiu a escola pública no Brasil (1827/2027).

Com o evento, iniciamos os debates e a coleta de informações, a partir de pesquisas documentais, pesquisas narrativas, estudos de casos e história oral, em acervos públicos e escolares, e que culminaram na promoção de cursos de formação, palestras, rodas de debates, exposições fotográficas, documentários e e-book gratuito no contexto da segunda fase do projeto do Portal do Bicentenário.

A expectativa é que, nos anos seguintes (até 2027), novos eventos sejam realizados contemplando as cinco regiões brasileiras para dar continuidade na cartografia histórica das escolas brasileiras construindo uma base de dados de produções científicas e midiáticas sobre a educação formal, seus agentes, currículos, saberes e práticas, e sua participação no processo de constituição do Brasil independente nos últimos 200 anos de escola pública.

Assim, o Seminário tem como objetivo divulgar as pesquisas e os debates sobre as permanências e as mudanças na função social da escola pública e sua relação com os contextos políticos, econômicos, sociais e culturais do país e com os diferentes projetos de educação em disputa, nacionais e internacionais. Para isso, parte-se da estrutura do Portal do Bicentenário, grupo de pesquisa nacional, consolidado entre os anos 2020-2023 e constituído por universidades, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa regionais, instituições de representação de pesquisadores/as e de programas de pós-graduação, entidades de representação docente e discente, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos de diferentes regiões do Brasil em sua pluralidade; que desenvolve e compartilha  suas  produções  por  meio  de  um  conjunto  de  mídias  e redes  sociais  digitais.

O evento em Ilhéus (dezembro/23) conta com palestras nacionais e internacionais e mesas de debate com acessibilidade; grupos temáticos; oficinas e minicursos em escolas da região sul da Bahia; sessões de banners (varal) com apresentações de pesquisas documentais sobre instituições escolares nas cinco regiões do Brasil; roda de conversa com discentes da educação básica e das licenciaturas da UESC sobre a história da escola e a importância do acervo escolar; e aula pública no Centro da cidade de Ilhéus para debate sobre o primeiro grupo escolar da região Sul da Bahia (1915).

Para saber mais sobre a programação ver o site do evento. https://www.even3.com.br/portal-do-bicentenario-i-seminario-internacional-200-anos-de-escolas-publicas-no-brasil-406014/.

O varal com pesquisas sobre instituições escolares exposto presencialmente durante o I Seminário foi reproduzido aqui  e, em breve, os trabalhos aprovados por um Comitê científico nacional e internacional irão compor um e-book gratuito com a primeira construção da cartografia escolar que está sendo proposta pela segunda fase do projeto do Portal do Bicentenário.

A ação Varal de Histórias consiste em uma exposição de pesquisas documentais sobre as instituições escolares das cinco regiões do país, visando criar uma cartografia escolar abrangente, com destaque aos 200 anos de história das escolas públicas no Brasil Independente, a partir da Lei Geral de Instrução Pública, de 1827.

O Varal do Portal acontecerá nas escolas parceiras (Escola Álvaro Melo Vieira – Ilhéus; Escola Municipal Santa Irene – Gongogi) e na UESC, buscando traçar uma narrativa abrangente e diversificada, a partir de dados e informações que ilustram o processo de escolarização e as transformações das instituições educacionais públicas na História da Educação.

Ao reunir as pesquisas produzidas em uma exposição, proporcionamos aos visitantes uma imersão pelos diferentes contextos regionais, destacando peculiaridades e contribuições de cada região para pensar a escola brasileira. A diversidade geográfica e cultural do Brasil tem reflexos na multiplicidade de experiências educacionais, e a exposição busca capturar essa riqueza de maneira autêntica e informativa.

O varal do Portal celebra os 200 anos de escolas públicas no Brasil Independente, mas também contribui para o enriquecimento do conhecimento histórico e educacional, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada das instituições escolares que desempenharam um papel fundamental na formação da sociedade brasileira.

Os trabalhos expostos no varal presencial e reproduzidos aqui digitalmente passarão por uma revisão final para serem publicados no ebook.

A imagem apresenta um céu nublado, sob a luz do dia, além de diversas árvores ao fundo da imagem. No centro há a presença da escola, de fachada branca com porta azul claro. Há um gramado ao redor da escola, cercado por uma cerca de madeira. À sua frente há uma estrada de terra, e no canto direito, a presença de um poste de iluminação.

ESCOLA JESUÍTICA

Salvador, BA (1600)

Fachada principal do Colégio Estadual da Bahia. Paredes cinzas e bege, azulejada, com um letreiro metálico e portões de grades pretas.

COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA

Salvador, BA (1836)

Imagem antiga, em preto e branco de um casarão com três andares e muitas janelas, e grade baixa

ESCOLA NORMAL DA BAHIA

Salvador, BA (1836)

Imagem antiga, em preto e branco, de um casarão com três andares e muitas janelas em formato de arco  e grade baixa na entrada.

ESCOLA NORMAL DA BAHIA

Salvador, BA (1836)

Esta imagem está em preto e branco com bordas laterais amarela bem claro. A escola, em questão, se assemelha a um prédio antigo de dois andares com diversas janelas. Na frente da escola há centenas de estudantes uniformizados pousando para a foto.

O ATHENEU SERGIPENSE

Sergipe, SE (1870)

A imagem está em tons de marrom devido à idade da figura. Nela, à luz do dia, há a presença de uma sala de aula dentro da escola, com um professor ao fundo e na frente os alunos sentados em bancos com mesas à sua frente. Existem cartazes nas paredes que compõem a imagem.

ESCOLA DA PENITENCIÁRIA

Salvador, BA (1871)

Imagem panorâmica do Grupo Escolar Frei Caneca em tons marrons, como em imagem envelhecidas. O prédio da escola está situado o centro mais à esquerda, em volta estão morros e florestas e ao fundo um rio.

GRUPO ESCOLAR FREI CANECA

São Francisco do Conde. BA (1877)

Fachada antiga do Internato e Externato Sant'Anna. Aparecem pessoas posando para a fotografia na frente do prédio, com janelas e sacadas coloniais. A fotografia está em preto e branco.

INTERNATO E EXTERNATO SANT’ANNA

Rio de Contas, BA (1881)

Foto antiga sem cor de um casarão com pessoas na frente

PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ

Caetité, BA (1895)

A imagem está em preto e branco, caracteriza uma escola com um prédio de dois andares divididos por blocos com diversas janelas antigas e portais com escadas, além do subsolo e uma estrada de terra na frente.

PRIMEIRO GYMNASIO DA CAPITAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

São Paulo, SP (1894)

foto de um prédio de cor amarelo e branco, com grades brancas e dois andares. A foto é tirada do outro lado da rua, logo, é possivel ver os carros estacionados à frente da escola e a rua. O prédio possui escadarias para chegar até a porta prinicipal, que é virada para a direita da foto.

ESCOLA ESTADUAL RAUL SOARES

Araguari, MG (1909)

A imagem apresenta um espaço com uma longa avenida arborizada e na esquina um prédio marrom claro, parede de tijolo pequenos. O céu está azul e as árvores verdes escuras.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

São Paulo, SP (1909)

Fotografia lateral da antiga da Escola de Aprendizes e Artífices da Bahia. Prédio colonial com arcos e janela amplas.

ESCOLA DE APRENDIZES E ARTÍFICES DA BAHIA

Salvador, BA (1910)

A imagem se remete a uma foto antiga de uma escola na cor preta e branca, com aparência de uma igreja católica com cruzes no telhado. Com sete janelas antigas e uma rampa de acesso com uma escadaria.

GRUPO ESCOLAR DE ILHÉUS

Ilhéus, BA (1912)

A imagem apresenta um céu azul limpo, sob a luz do dia. Ao centro há a fachada da escola, com cor vermelha e janelas brancas. À sua frente há uma estrada, um jardim com alguns arbustos e flores, além de um poste.

ESCOLA MUNICIPAL PADRE CARLOS

Lima Duarte, MG (1912)

A foto está em preto e branco, há uma escola na esquina com aparência de casarão antigo com portas e janelas grandes. Há crianças de uniformes brancos pousando na calçada para a fotografia.

ESCOLA PROFISSIONAL FEMININA DE BELO HORIZONTE, MG

Belo Horizonte, MG (1912)

Fotografia do Livro de Matrículas da Escola pública Mixta do Povo Garangau. O livro da fotografia, contém marcas do tempo, e apresenta os nomes das pessoas matriculadas na instituição.

ESCOLA PUBLICA MIXTA DO POVO GARANGAU

Campo do Brito, SE (1914)

A imagem retrata uma fotografia antiga em preto e branco com crianças e adolescentes vestidos de branco, prováveis aluno e adultos como professores e professoras.

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BERNARDINO ÂNGELO

Dom Pedrito, RS (1915)

A imagem está em preto e branco. É um local arborizado e no fundo uma casa grande de arquitetura antiga de dois andares com janelas e portas abauladas. Em frente há crianças de branco na escada.

ESCOLA NORMAL DE ARTES E OFÍCIOS WENCESLAU BRAZ

Rio de Janeiro, RJ (1917)

A imagem está em preto e branco com um prédio com corredor central e uma janela de cada lado. À frente há crianças uniformizadas de branco e preto com gravatas.

ESCOLA MANOEL VITORINO

Itabuna, BA (1921)

A imagem apresenta um casarão antigo de dois andares com diversas janelas e uma portaria principal. Estão nas cores amarelo claro, azul claro e branco. Está cercada, possui algumas árvores à esquerda. É possível ver a calçada e a rua asfaltada

COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA RODRIGUES

Gravataí, RS (1922)

Na imagem há uma escola com estrutura antiga na cor amarela e branca, com uma porta e oito janelas na cor marrom. Na fachada tem um muro e grades pequenas e três árvores e um coqueiro. E o céu está ensolarado, azul com nuvens brancas.

GRUPO ESCOLAR SILVIO ROMERO

Lagarto, SE (1923)

Foto antiga muito apagada de um prédio com janelas  de formato arqueado, cercado por uma cerca branca

ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE MACAÚBAS

Ilhéus, BA (1923)

Na fotografia há uma rua com faixa de pedestre e um carro vermelho à esquerda. Logo, atrás há uma calçada e um baixo muro de cimento queimado. Em seguida um galpão na cor amarelo claro com janelas e telhado marrom claro, Ao redor há um pinheiro e algumas árvores. Ao fundo pode-se ver um gramado e a quadra da escola.

GRUPO ESCOLAR DE RIBEIRÃO CLARO

Ribeirão Claro, PR (1925)

imagem antiga em preto e branco, de um casarão, com muitas janelas e cercado por  arbustos cortados harmonicamente

GRUPO ESCOLAR FREI CANECA

Flores da Cunha, RS (1925)

PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE ANÁPOLIS\GO

Anápolis, GO (1926)

A imagem apresenta-se em uma cor amarelada com algumas manchas do tempo. Há um casarão com janelas e portas antigas dividido em dois blocos com muretas e árvores.

SEGUNDA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ

Caetité, BA (1926)

Na imagem há o prédio do colégio, com uma fachada rosa, iluminado por luzes na fachada à noite. Na imagem também há a presença de dois coqueiros, com um deles na frente do colégio.

COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR INOCÊNCIO GÓES

Catu, BA (1927)

A imagem em preto e branco apresenta a fachada do colégio de parede clara, sob a luz do dia. Ao fundo há a presença de árvores, e à frente há a presença de professores e alunos do colégio, vestindo um uniforme branco.

ESCOLA SÃO VICENTE DE PAULO

Ilhéus, BA (1927)

Imagem da fachada do Grupo Escolar de Minas Gerais, a fachada está centralizada na imagem e possui tons de verde e branco, com uma grande placa com o nome da escola.

GRUPO ESCOLAR MINAS GERAIS, 2° GRUPO ESCOLAR DE UBERABA (MG)

Uberaba, MG (1927)

Na imagem em preto e branco há a presença do céu à luz do dia, ao fundo existem algumas árvores. Ao centro há a presença da escola, cuja fachada é composta de madeira e palha no teto. Na frente da escola há uma árvore e um vasto gramado.

ESCOLA DA MISSÃO EVANGÉLICA CAIUÁ

Dourados, MT (1929)

A imagem mostra a escola em tons preto e branco, um prédio principal a direito e um muro e portão a esquerda.

ESCOLA DOMÉSTICA SANTA TEREZINHA

Pouso Alegre, MG (1929)

A imagem retrata um prédio de cor bege de dois andares com 3 janelas grandes antigas de vidro em cima. E embaixo três portas de madeira antiga na cor marrom. Na fachada está escrito em marrom Instituto estadual de educação.

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA

Juiz de Fora, MG (1930)

A imagem pode ser vista de baixo para cima, ela representa um casarão antigo na cor laranja claro com diversas janelas e portas brancas e de vidro. O céu está azul com nuvens brancas.

ESCOLA SANTA ÂNGELA

Ilhéus, BA (1930)

Fachada da escola Carneiro ribeiro, que é uma construção com várias janelas, pintada de branco e tem sua parte inferior das paredes pintada de azul. No centro há uma porta aberto e, acima dela, há um cartaz branco com escritos vermelhos que dizem “PARABÉNS CERCI!”. Além disso, há dois canteiros com flores, algumas crianças ao lado e dois panos vermelhos perto da porta

GRUPO ESCOLAR CARNEIRO RIBEIRO

Distrito de Água Preta, PE (1931)

É uma fotografia em preto e branco de uma escola com diversas janelas pequenas. Ao lado tem árvores, mato e uma possível estrada de terra.

INSTITUIÇÃO ESCOLAR PEDRO GARDÉS

Várzea Grande, MT (1931)

foto antiga, em preto e branco, que mostra uma turma de crianças, uniformizadas com uma calça comprida clara e blusa de manga comprida. Há um homem mais velho no meio da turma de crinças usando um terno e gravata. As crianças estão  organizadas em quatro fileiras, das quais, a primeira e a segunda contam com as crianças sentadas e as demais aparentam estar em pé

ESCOLA NORMAL DE ANÁPOLIS/GO

Anápolis, GO (1931)

A imagem é um recorte de jornal antigo que apresenta a fachada clara da escola à luz do dia, em preto e tons de marrom, devido à idade da figura.

ESCOLA CONDE DE AGROLONGO

Rio de Janeiro, RJ (1932)

Imagem mostra o atual grupo escolar, o prédio possui as cores verde, amarela e vermelha, com uma faixa com o nome do grupo na parte vermelha. O grupo escolar possui muros baixos e brancos com uma grade pequena. No muro possui faixas, com uma escrita que não é possível identificar.

GRUPO ESCOLAR JURACY MAGALHAES-ATUAL CETEP LITORAL SUL

Maraú, BA (1934)

Gravura do desenho arquitetônico do Centro Estadual de Educação Profissional Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira. A imagens é composta de traços em preto e branco, mostrando janelas e colunas da fachada principal da construção.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ÁLVARO MELO VIEIRA

Ilhéus, BA (1934)

A foto monstra a inauguração da escola, com muitas pessoas em frete a entrada e poste de iluminação na calçada. Ao fundo está o prédio da escola, no canto esquerdo e uma casa no canto direito.

ESCOLA MUNICIPAL LÚCIA OLIVEIRA

Itabuna, BA (1935)

Imagem mostra a lateral e a fachada do prédio em preto e branco, com um homem de terno parado na entrada. O prédio possui um estilo arquitetônico clássico, dois andares e várias portas e janelas.

GRUPO ESCOLAR PADRE DANTAS

Maruim, SE (1935)

Fotografia antiga da casa que abrigou o Instituto Cultural Organológico Santa Terezinha. Na imagem aparecem estudantes vestidas de branco e freiras religiosas.

INSTITUTO CULTURAL ORGANOLÓGICO SANTA TEREZINHA

Cruzeiro do Sul, AC (1938)

A imagem está em preto e branco. Há um enorme galpão com diversas janelas, à frente tem uma quadra de esportes com crianças brincando.

ESCOLA DUQUE DE CAXIAS

Salvador, BA (1938)

GINÁSIO MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus, Ba (1939)

Na imagem em preto e branco há a presença de um céu nublado à luz do dia, algumas àrvores ao fundo e a fachada da escola ao centro, na cor branca.

FAZENDA-ESCOLA DE FLORESTAL

Florestal, MG (1939)

Imagem da entrada do Ginásio Municipal Nossa Senhora do Patrocínio, com 2 carros brancos estacionados na frente. De fundo o prédio da escola, na cor amarela, com 2 pessoas logo na entrada.

GINÁSIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Dom Pedrito, RS (1939)

A imagem em tons de marrom apresenta um céu nublado sob a luz do dia, a fachada do ginásio ao centro, com paredes claras, e algumas pessoas na sacada do primeiro andar. À frente há a presença de vegetação e uma estrada de terra. Há a presença também de uma moça à esquerda, atravessando a estrada.

GINÁSIO ESTADUAL DE MATÃO

Matão, SP (1940)

Na imagem um ônibus amarelo escolar aparece na frente da construção da Escola Municipal José do Patrocínio. À frente, o chão sem asfalto ocupa metade da imagem que tem, ao fundo, uma grande árvore verde.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DO PATROCÍNIO

Campo Grande, MS (1940)

A imagem apresenta um céu com algumas nuvens, sob a luz do dia, além de algumas árvores ao fundo. Ao centro há a fachada do colégio com paredes vermelhas e um portão de grade branco. à frente há uma calçada e à direita um orelhão azul claro.

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPÍRITO SANTO (IEEES)

Jaguarão, RS (1942)

A imagem apresenta um céu com algumas nuvens, sob a luz do dia, além de algumas árvores ao fundo. Ao centro há a fachada do colégio com paredes vermelhas e um portão de grade branco. à frente há uma calçada e à direita um orelhão azul claro.

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESPÍRITO SANTO (IEEES)

Jaguarão, RS (1942)

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA

Porto Velho, RO (1943)

Na imagem é possível ver uma escola que foi construída a partir de casa pequena retangular, na cor amarela com portas de madeira, rodeada de mato e com uma árvore do lado. E estrada de terra.

ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU ISOLADA DA FAZENDA GRAMA

Monte Aprazível, SP (1946)

Imagem da Escola Dona Alexandra Pedreiro, mostra um prédio simples, na cor branca e em volta um gramado.

ESCOLA DONA ALEXANDRA PEDREIRO

Uberlândia, MG (1947)

Imagem do grupo escolar em preto e branco, o prédio encontra-se ao fundo e logo a frente muitas pessoas observando o prédio.

ALMIRANTE BOITEUX: A HISTÓRIA DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DE ARAQUARI/SC

Araquari, SC (1947)

Na imagem há a fachada da escola sob um céu com algumas nuvens, à luz do dia. A fachada é azul escuro, e à sua frente há uma estrada de paralelepípedo e uma calçada com um poste.

ESCOLA MUNICIPAL ROTARY RENATO LEITE DA SILVEIRA

Ilhéus, BA (1950)

um muro comprido pintado de branco na parte de cima, com uma faixa azul dividindo com a cor vermelha da parte de baixo. Há um portão azul e uma placa que fica atrás do muro escrito "ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. ANTÔNIO BALBINO"

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. ANTÔNIO BALBINO

Município de Taperoá, BA (1951)

Na imagem há a presença de um céu azul com algumas nuvens à luz do dia, ao fundo. Existem algumas árvores ao fundo e uma na frente do colégio, cuja fachada está apresentada na imagem. Ele possui paredes nas cores branco e bege. Há a presença de um carro vermelho na imagem e alguns postes, além da pista com uma faixa de pedestres quase apagada.

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TITO PEREIRA DE OLIVEIRA

Camaragibe, PE (1951)

imagem antiga e em preto e branco que mostra o ginásio de Campo Grande visto de cima.

ESCOLA ESTADUAL MARIA CONTANÇA BARROS MACHADO

Campo Grande, MS (1954)

Fotografia da Escola de Iniciação Agrícola de Araquari. A imagem está um tanto apagada, mas apresenta uma longa fachada horizontal, repleta de janelas e uma porta central.

ESCOLA DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA DE ARAQUARI

Araquari, SC (1954)

A imagem ao lado está em preto e branco bem claro se assemelha a uma estrutura de mini mercado com janelas e portas de aço. Em cima está escrito Mercadinho Azul número 1.

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR APRÍGIO GONZAGA

São Paulo, SP (1958)

Imagem da Escola Regional de Ponta Porã em tons de marrom branca, mostra uma rua que leva a escola, com uma pessoa andando nela, com o prédio no fundo.

ESCOLA NORMAL REGIONAL DE PONTA PORÃ

Ponta Porã, MS (1959)

imagem em preto e branco de um casarão com muitas janelas e três portas. Na parede principal da foto há um escrito perto do texto, na horizontal. Lê-se "GRUPO ESCOLAR JOSÉ EMÍLIO DE AGUIAR"

GRUPO ESCOLAR JOSÉ EMÍLIO DE AGUIAR

Coromandel, MG (1961)

A imagem mostra a entrada da escola, por onde os alunos passam por uma rampa e portão. O muro da escola é de tijolinhos vermelhos, e uma parte é pintada de rosa, com uma placa com o nome da escola. Na frente da placa possui três mesas com banquinhos.

ESCOLA ESTADUAL FLORIANO WITT

Resplendor, MG (1963)

Fotografia lateral da Escola Estadual João Belo de Oliveira. Na imagem aparecem motocicletas, carros estacionados, pilotis ocupados por pessoas reunidas e um prédio em verde claro e amarelo que abriga a escola.

ESCOLA ESTADUAL JOÃO BELO DE OLIVEIRA

Carangola, MG (1963)

 Um barracão da cor branca, com um escrito central, em vermelhor, que diz: “colônia Salvador Jardim” visto de longe. Ao lado há uma arvore grande

COLÔNIA SALVADOR JARDIM- HULHA NEGRA/ RS

Hulha Negra, RS (1964)

Nesta imagem há uma escola fotografada em preto e branco. Ela possui 8 janelas e uma porta com escadas e cercada por cercas de arame. Há também mato e árvores em volta.

COLÉGIO COMERCIAL OFICIAL DE ITUIUTABA (MG)

Ituiutaba, MG (1965)

A imagem apresenta um galpão grande em preto e branco de dois andares com diversas janelas e está escrito na parede da fachada em cima colégio agrícola de Rio Verde.

COLÉGIO AGRÍCOLA DE RIO VERDE – GO

Rio Verde, GO (1967)

COLÉGIO ESTADUAL DE ILHÉUS

Ilhéus, BA (1968)

Imagem de uma capela pitada com dois tons fortes de azul, um mais claro e outro mais escuro. A capela possui duas janelas e, em seu centro, uma porta branca. Acima da porta há uma placa

ESCOLA LUTERANA EMANUEL

Hulha Negra, RS (1968)

A imagem apresenta uma escola pintada nas cores verde bandeira e branco. Tem um pátio no meio da estrutura com diversas salas em um corredor.

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SADY HAMMES

São Lourenço do Sul, RS (1969)

A imagem mostra a vista aérea do ETEC Orlando Quagliato. Aparecem propriedades rurais que contornam o campus da instituição.

ETEC ORLANDO QUAGLIATO

Santa Cruz do Rio Pardo, SP (1970)

Foto do muro da escola, que é pintado das cores vermelho, branco e azul

COLÉGIO ESTADUAL INÁCIO TOSTA FILHO

Itabuna, BA (1970)

Imagem mostra a entrada do Instituto em preto em preto e branco, ao lado esquerdo possui um mato alto e um caminho que leva a entrada do prédio.

O INSTITUTO MUNICIPAL DE EXCEPCIONAIS (IMEX)

Ituiutaba, MG (1971)

A imagem esta em cores, apresenta a vista de cima de um galpão grande na cor branca e em volta está gramado com diversas casas ao redor da escola.

COLÉGIO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL ADEUM HILÁRIO SAUER

Itabuna, BA (1972)

Nesta imagem tem uma parede escrito em grafite o nome Amando de Oliveira nas cores vermelho, azul e branco. E ao lado uma árvore verde.

ESCOLA ESTADUAL AMANDO DE OLIVEIRA

Campo Grande, MS (1973)

A imagem apresenta o escudo/símbolo da escola nas cores preto e branco com a figura de um livro e ima pena em preto escrito Escola Amando de Oliveira desde 1973.

ESCOLA ESTADUAL AMANDO DE OLIVEIRA

Campo Grande, MS (1973)

Imagem mostra o muro do grupo escolar que está pintado em duas listras na horizontal nas cores marrom claro e marrom escuro, no meio do muro está pintado o nome do Grupo em letras grandes com lápis cores pintados no muro em cores variadas.  O passeio da escola é cinza e possui duas árvores pequenas logo ao lado no canto inferior esquerdo.

GRUPO ESCOLAR RAQUEL PEREIRA

Tanque Novo, BA (1974)

Na imagem, o pátio da Escola Estadual Antônio Souza Martins aparece com destaque, com um pequeno jardim, duas pessoas conversando, bicicletas estacionadas à direita.

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO SOUZA MARTINS

Ituiutaba, MG (1974)

A imagem mostra uma estrada de terra com grama ao lado, que leva até a escola e a quadra esportiva. Entre a quadra e a escola possui uma árvore grande e com flores lilás e ao lado da escola uma árvore morta sem folhas.

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Santa Vitória, MG (1974)

Fachada principal em azulejo azul da Escola Municipal Professora Amélia Araujo Lage. A escola possui duas grandes janelas brancas, gradeadas, e, ao fundo, uma paisagem repleta de árvores.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA AMÉLIA ARAÚJO LAGE

Angra dos Reis, RJ (1976)

A imagem mostra a entrada do centro educacional com duas amarelinhas no passeio e três arvores. Um muro pequeno e com grandes e mais ao fundo o prédio da escola que é branco com uma linha vermelha.

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “SÃO DOMINGOS SÁVIO”

Várzea Grande, MT (1979)

A imagem mostra uma escola nas cores branco, azul escuro e vermelho. Há um portão com grandes na cor azul escuro e no meio há um símbolo da policia militar. Na calçada há uma placa também em azul escrito Colégio da Polícia Militar com os mesmos símbolos.

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR (CPM) – ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES

Itabuna, BA (1981)

A imagem mostra a placa com o nome da Escola Agrotécnica Estadual Sílvio Gonçalves de Faria. Ao fundo, coqueiros ainda pequenos e um longo telhado ocupa o ponto de fuga da imagem.

ESCOLA AGROTÉCNICA ESTADUAL SÍLVIO GONÇALVES DE FARIA

Ji-Paraná, RO (1981)

Na imagem aprecem dois estudantes em sala de aula. O primeiro escrevendo algo em seu caderno, de boné cinza claro e uniforme branco. O segundo, de blusa de frio azul, repousa o braço sobre a mesa.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E ENSINO DE JOVENS E ADULTOS PROFESSOR ANDRÉ TORSELLO

Campinas, SP (1983)

A imagem apresenta a fachada da escola com um prédio nas cores azul e branco e um portão azul escuro no meio. Em cima está escrito ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CARMEM CORRÊA DE CARVALHO REIS BRÁZ. E também há uma árvore logo atrás do muro.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CARMEM CORRÊA DE CARVALHO REIS BRÁZ

Duque de Caxias, RJ (1985)

ESCOLA ESTADUAL PADRE JOÃO GREINER

Campo Grande, MS (1986)

Fotografia aérea do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Na imagem, vemos um longo cercamento de área verde, com a construção do edifício composta de duas grandes alas, com janelas em toda a sua extensão.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

Ariquemes, RO (1987)

Na imagem há uma escola em um espaço com grades e paletes na parede com fundo amarelo do lado esquerdo. Ao lado direito há salas de aula com janela nas cores branco e azul.

ESCOLA MUNICIPAL LÍGIA FIALHO

Ilhéus, BA (1987)

A imagem apresenta um grande galpão visto no ângulo inclinado nas cores marrom claro e branco com 5 árvores pequenas na calçada , o céu está um pouco nublado com nuvens carregadas.

CENTRO EDUCACIONAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO

São Luís, MA (1988)

Na imagem, a fachada principal do Centro de Educação Profissional Hércules Maymone. Suas paredes são pintadas de verde claro e verde escuro, recortadas no formato octogonal.

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉRCULES MAYMONE

Campo Grande, MS (1989)

Na imagem, aparece a fachada principal da escola Estadual Blanche dos Santos Pereira, com suas paredes externas pintadas de azul, coqueiros em seus jardins, e um amplo calçamento na frente do edifício.

ESCOLA ESTADUAL BLANCHE DOS SANTOS PEREIRA

Campo Grande, MS (1990)

Na imagem aparece a fachada da escola, um prédio de tijolinhos marrom e grades e janelas azuis, com uma arvore grande ao lado direito da escola. O passeio é cinza e a na rua estão três carros parados e gato.

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GETÚLIO DORNELLES VARGAS

Dom Pedrito, RS (1992)

Na imagem há a presença de um céu sob a luz do dia com algumas nuvens. Ao centro há a fachada do ginásio, em cores branco verde e vermelho. À frente há uma calçada e uma estrada de terra.

GINÁSIO MUNICIPAL JOSÉ CARLOS ALELUIA

Nilo Peçanha, BA (1994)

ETEC PROFESSOR PEDRO LEME BRISOLLA SOBRINHO

Ipaussu, SP (1994)

A imagem apresenta uma sala com tapete felpudo na cor bege no chão e outro tapete menor florido com azul, vermelho, verde e amarelo. Há tambores de diversos tamanhos, um teclado e um piano com banco.

CASA DE ENSAIO

Campo Grande, MS (1996)

A imagem apresenta uma grande casa com telhado triangular nas cores branco e azul bem claro, está escrito na fachada UNIDADE ESCOLAR URBINO ALVES DE AMORIM. Há apenas um portão médio de grades brancas e uma antena parabólica no telhado. O céus está ensolarado e azul.

UNIDADE ESCOLAR URBINO ALVES DE AMORIM

Livramento de Nossa Senhora, BA (1996)

Na imagem há a presença de uma céu azul à luz do dia, logo abaixo está a escola, que possui paredes nas cores amarela e laranja. Em frente ao colégio há a presença de três árvores e a calçada com um gramado.

CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA

Ilhéus, BA (1997)

A imagem apresenta um grande muro nas cores azul e verde claro com um portão estreito no meio na cor verde escuro. Atrás há um telhado com uma janela e uma parte de uma árvore no lado esquerdo. O céu está carregado de nuvens.

SOCIEDADE MUSICAL MAESTRO LINDEMBERG CARDOSO

Livramento de Nossa Senhora, BA (1997)

Na imagem há a presença de um céu nublado, sob a luz do dia. À esquerda há a presença de uma árvore, e ao centro há a fachada da escola, de cores verde e branco, e um poste à sua frente. Há a presença também de uma moça em pé à esquerda.

ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR PAULO SOUTO

Porto Seguro, BA (1997)

Nesta imagem há duas fotografias. Em cima há crianças e professoras pousando para a foto com roupas coloridas. Na imagem de baixo, mostra uma vista aérea do telhado da escola em um lugar arborizado e as crianças estão de mãos dadas em roda.

ESCOLA DENDÊ DA SERRA

Itacaré/Serra Grande, BA (2001)

Mulheres e crianças sentadas em cadeiras de madeira no pátio da escola. Esse pátio possui chão cinza e paredes pintadas metade branca e metade azul

ESCOLA MUNICIPAL SANTA IRENE

Gongogi, BA (2001)

ESCOLA MUNICIPAL SANTA IRENE

Gongogi, BA (2001)

Na imagem estão presentes colinas com vegetação ao fundo e um céu azul com algumas nuvens, à luz do dia. No centro localiza-se o colégio, com paredes nas cores branco, vermelho e azul claro. À frente está uma pista com faixa de pedestres, com alguns carros e um ônibus.

COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Itabuna, BA (2002)

Sala de aula do Colégio EStadual Mestre Paulo dos Anjos que tem o piso de cerâmica brancas, as paredes brancas com detalhes superiores em azul e amplas janela  de vidro. De frente para as janelas, tem a mesa da professora que é uma mulher negra com vestido preto. Ela está sentada segurando uma pasta que está em cima da mesa e ao lado há um suporte com lápis e outros objetos escolares. Á frente da mesa da professora, há aproximadamente seis grupos de quatro alunos cada, sentados em suas mesas unidas para a realização de um trabalho. Suas cadeiras têm encosto e assento azuis. A maioria dos grupos são formados só por meninos ou só por meninas. A maioria deles são negros. Eles e elas estão usando uniforme da escola com camiseta azul ou branca e a muitos têm uma mochila dependura na cadeira. Do lado esquerdo dos grupos há uma estante com livros branca com livros que tampa parte das janelas de vidro . A sala tem ar condicionado e é iluminada por lâmpadas fluorescentes.

COLÉGIO ESTADUAL MESTRE PAULO DOS ANJOS

Salvador, Ba (2005)

Na imagem há a fachada da escola, sob a luz do dia e um céu azul com algumas nuvens. A fachada possui paredes nas cores branco e azul escuro, além de um muro com grade azul que cerca a escola. É possível ver que entre a escola e o muro há um gramado e um coqueiro, além da presença de folhagens de árvores na imagem.

ESCOLA MUNICIPAL INSPETORA FRANCE ABADIA MACHADO SANTANA

Uberlândia, MG (2009)

Na imagem está presente um céu azul limpo, sob a luz do dia, algumas árvores ao fundo da escola, e ao centro da imagem a escola, que possui uma fachada amarela. À sua frente há uma pista de paralelepípedo e um carro branco.

ESCOLA GISÉLIA SOARES

Ilhéus, BA (2012)

Free Porn
Free Porn
Ev depolama Ucuz nakliyat teensexonline.com

A não ser que indicado ao contrário, os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 – Internacional. As autoras e os autores são responsáveis pela escolha e apresentação de seus textos neste site e pelas opiniões expressadas.

Contato: portaldobicentenario@gmail.com

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE logo instagram logo facebook logo twitter logo youtube

Pular para o conteúdo