Um caleidoscópio. Nesta trilha, as múltiplas possibilidades de contarmos as histórias das independências do Brasil se revelam em espelhos coloridos do passado. As narrativas surgem quando o movimentamos e os espectros mostram as passagens.

Inserida em uma intensa crise atlântica que se destacou por um conjunto de tensões de variadas cores e contornos, o processo de Independência do Brasil foi uma experiência histórica marcada por novas possibilidades de futuro. O ofício do historiador é constante e a passagem do tempo faz surgir novos horizontes. Ao revelar os inúmeros atores desse passado, suas experiências, agências, formas de luta e resistência, as narrativas buscam evidenciar as expectativas e, também, os mais diversos sentidos de liberdade e de independência, ou seja, a construção de novos significados e possíveis históricos.

Dos incontáveis movimentos que moldaram esse processo, podemos salientar: os inconfidentes mineiros de 1789 que destacaram os sentidos de República; a conjuração carioca de 1794 que combinou as possibilidades democráticas e republicanas; os conjurados baianos de 1798 que alargaram os sentidos de liberdade para a imensa população escravizada; nos pernambucanos de 1817 que colocaram em prática novos sentidos de revolução, incluindo questões como pátria e cidadania nesses novos horizontes de possibilidades. 

Longe de encerrar as reflexões sobre as independências, essa trilha convida à disputar os sentidos do bicentenário da independência do Brasil, expondo os esforços do passado que tentaram silenciar outros projetos de nação e compreender as diversas demandas populares e os seus sentidos de liberdade e independência na construção do Estado brasileiro.

Da universidade ao chão da escola – vídeo 2

Da universidade ao chão da escola:  possibilidades pedagógicas sobre a independência – vídeo 2   Em uma iniciativa conjunta do B…

Da universidade ao chão da escola – vídeo 1

Da universidade ao chão da escola:  possibilidades pedagógicas sobre a independência     Em uma iniciativa conjunta do Blog das In…

Trajetórias de um Brasil Bicentenário aplicadas à redação no Ensi…

Trajetórias de um Brasil Bicentenário Esta aula ao vivo tem como objetivo problematizar a questão da identidade e participação das populaç…

Curso – Educação e Nação no Bicentenário – Aula 1

Curso – Educação e Nação no Bicentenário – Aula 1   A aula “Educação e Independência: heranças coloniais” com a Profª Dra…

Curso: Educação e Nação no Bicentenário (Aula 13)

Curso: Educação e Nação no Bicentenário (Aula 13)   A aula “Movimentos sociais e educação: campo e cidade” com o Profº Bruno Al…

Curso – Educação e Nação no Bicentenário – Aula 10

Curso – Educação e Nação no Bicentenário (Aula 10)   A aula “200 anos de Educação Especial e Educação Inclusiva” com a P…

Série: Professores falam sobre Independências no Brasil (Aula 11)

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 11   “Cultura Corporal e Práticas em Educação Infantil” é o décimo …

Curso – Educação e Nação no Bicentenário – Aula 8

Curso – Educação e Nação no Bicentenário (Aula 8)   A aula “Alfabetização, Leitura e Livros” com a Prof.ª Dra. Maria R. L…

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 10

Série Professores falam sobre Independências no Brasil   Qual é o papel da professora e do professor da Educação Infantil? Por que é …

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 9

Série Professores falam sobre Independências no Brasil   Histórias das mulheres e suas lutas nos 200 anos de Brasil, o nono episódio da…

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 7

Branquitude e Educação para Relações Étnico-raciais   Como se construiu a vantagem social dos brancos no Brasil? No sétimo episódio …

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 8

A Revolução do Haiti e as repercussões no Brasil escravista   O que não deveria ser dito sobre a Revolução do Haiti? Essa e outras qu…

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 1

O Portal do Bicentenário   O Canal do Bicentenário inicia a série “Professores falam sobre independências no Brasil”. Traremos uma …

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 2

Práticas Pedagógicas Inclusivas   O segundo episódio da série trata de Práticas Pedagógicas Inclusivas. Nossas convidadas são as pro…

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 3

Ensinar História: diálogos com a literatura, os livros didáticos e o mundo digital   O terceiro episódio da série “Professores f…

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 4

A Independência do Brasil e as Revoluções Atlânticas   O quarto episódio da série “Professores falam sobre independências no Brasi…

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 5

A importância da História local nas narrativas das Independências   Flávio Cabral, professor de História da Universidade Católica de …

Professores falam sobre Independências no Brasil – Aula 6

Ensino de História Indígena   Luma Prado historiadora e cocriadora do Projeto “História Indígena Hoje” é a nossa convidada do epis…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 10

Educação do campo e movimentos sociais   Na 10ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil”…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 9

Gênero, sexualidade e educação: reflexões inapropriadas?   Na 9ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independ…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 8

Patrimônio Cultural das Comunidades Quilombolas de MS e Educação Antirracista   A aula “Patrimônio Cultural das Comunidades Quilombol…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 7

Educação Indígena em MS   Na 7ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da Independência do Brasil” a professora e…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 6

Movimento Estudantil e a Juventude Como Sujeitos dos Movimentos Sociais   A aula “Movimento Estudantil e a Juventude Como Sujeitos dos Mo…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 5

ENTRE-PÁTRIAS: narrativas de ditadura e exílios em primeira pessoa.   Na 5ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 4

O Processo da Educação Feminina e a Educação Mista   A aula “O Processo da Educação Feminina e a Educação Mista” com a Profª D…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 3

Os Aspectos Historiográficos do Ensino Secundário Brasileiro   A aula “Os Aspectos Historiográficos do Ensino Secundário Brasileiro…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 2

Educação, laicidade e neoconservadorismo: apontamentos históricos.   Na 2ª aula do curso “História da Educação no Bicentenário da…

Curso – História da Educação no Bicentenário – Aula 1

A Importância da História da Educação no Portal do Bicentenário   A aula “A Importância da História da Educação no Portal do Bic…

Narrativas das comemorações do centenário da “(in)dependência”…

Narrativas das comemorações do centenário da “(in)dependência” em Pernambuco e na Paraíba Adlene Silva Arantes, Fabiana Sena da Silva; …

NO RECREIO Episódios 5 e 6

NO RECREIO Episódios 5 e 6 Adriana Maria Paulo da Silva; Lucas Victor Silva;  André Matheus Santiago da Silva.   O podcast no recreio é…

NO RECREIO Episódios 3 e 4

NO RECREIO Episódios 3 e 4 Adriana Maria Paulo da Silva; Lucas Victor Silva;  André Matheus Santiago da Silva. Resumo: O podcast no recreio …

Disputas de narrativas: o grito do Ipiranga

Disputas de narrativas: o grito do Ipiranga Pedro Castellan Medeiros   Este roteiro didático tem por objetivo refletir sobre as diferentes…

NO RECREIO Episódios 1 e 2

NO RECREIO Episódios 1 e 2 Adriana Maria Paulo da Silva; Lucas Victor Silva; André Matheus Santiago da Silva.   O podcast No Recreio é u…

Tolerância: uma breve e primeira apresentação

TOLERÂNCIA: UMA BREVE E PRIMEIRA APRESENTAÇÃO Leandro José de Souza Martins   Trata-se de um texto de introdução para contribuir na c…

Ética: uma questão sem importância?

Ética: uma questão sem importância? Aurélio Alves Ferreira   Nosso objetivo é abordar a justiça distributiva, como uma das dimensões…

Murilo Mendes e um poema do avesso em História do Brasil

Murilo Mendes e um poema do avesso em História do Brasil Valmir de Souza   A história pode lidar com vários suportes e materiais, como f…

Que independência queremos comemorar? A independência do Brasil no H…

Que independência queremos comemorar? A independência do Brasil no Historiar-se (YouTube) Carlos Eduardo Barzotto Anita Natividade Carneiro &n…

Sequência didática – meu grito também é arte!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MEU GRITO TAMBÉM É ARTE! Érica Madalena da Silva   Um ensino-aprendizagem de história que dialogue com o tempo…

Educação e Nação no Bicentenário da Independência

Educação e Nação no Bicentenário da Independência   Kênia Cássia Pinto Gazola Luciano Mendes Faria Filho Priscilla Nogueira Bahiens…

O ensino de História e a Independência do Brasil

 Podcast História para você : O ensino de História e a Independência do Brasil   O Podcast História para você tem sua primeira tempo…

A Independência e os Usos do Passado

A Independência e os Usos do Passado (Prof.ª Dr.ª Neuma Brilhante – UnB) Nessa aula vemos mais sobre as disputas historiográficas sobr…

Liturgia Política na Fundação do Brasil (Prof.ª Dr.ª Iara Lis Sch…

Liturgia Política na Fundação do Brasil (Prof.ª Dr.ª Iara Lis Schiavinatto – UNICAMP) Nessa aula investigamos mais a criação de uma…

Museus e Memória Política

Museus e Memória Política (Prof. Dr. Paulo Garcez Marins – Museu Paulista/USP) Nessa aula entendemos como os museus consolidam a constru…

A Independência do Brasil na Bahia

A Independência do Brasil na Bahia (Prof. Dr. Sérgio Guerra Filho – UFRB) Essa aula descreve o processo de Independência na Bahia, entr…

Aula 6 – A Independência do Brasil a partir da Amazônia

A Independência do Brasil a partir da Amazônia Essa aula nos apresenta uma leitura da Independência a partir do Pará, analisando as adesões…

A Imperatriz Leopoldina e a Independência

A Imperatriz Leopoldina e a Independência Nessa aula aprendemos sobre a atuação da Princesa e Imperatriz Leopoldina, considerando sua funçã…

Curso – Educação e Nação o Bicentenário (Aula 5)

Educação e Nação o Bicentenário da Independência (Aula 5) 1822/2022: 200 anos de escolarização no Brasil   Com a proximidade do Bicent…

Curso – Educação e Nação no Bicentenário (Aula 3)

Educação e Nação no Bicentenário da Independência (Aula 3) Educação e imprensa Com a proximidade do Bicentenário da Independência, par…

O Bicentenário e as Batalhas de Narrativa

O Bicentenário e as Batalhas de Narrativa Essa aula demonstra como a Independência como um evento histórico que marca a fundação da ideia d…

A Revolução de 1817: Uma Outra Independência

A Revolução de 1817: Uma Outra Independência Nessa aula aprendemos sobre a Revolução de 1817 e suas relações com os ideais liberais, com …

A Ideia de Império e a Construção do Território

A Ideia de Império e a Construção do Território (Prof.ª Dr.ª Nívia Pombo – UERJ) Essa aula esclarece a gestação da ideia de Impé…

A Violência na História da Independência

A Violência na História da Independência Essa aula fornece um panorama amplo sobre o processo da Independência do Brasil, contra a ideia com…

Giro do Bicentenário: Rio de Janeiro

Giro do Bicentenário: Rio de Janeiro   A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de I…

Giro do Bicentenário: Rio Grande do Sul

Giro do Bicentenário: Rio Grande do Sul    A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 …

Giro do Bicentenário: São Paulo

Um giro do bicentenário: São Paulo. A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Inde…

Giro do Bicentenário: Paraíba

Giro do Bicentenário: Paraíba   A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Ind…

Giro do Bicentenário: Pernambuco

Giro do Bicentenário: Pernambuco    A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de…

Giro do Bicentenário: Paraná

Giro do Bicentenário: Paraná   A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Indepen…

Giro do Bicentenário: Minas Gerais

Giro do Bicentenário: Minas Gerais A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Indepe…

Giro do Bicentenário: Espírito Santo

Giro do Bicentenário: Espírito Santo A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Ind…

Giro do Bicentenário: Brasil e editoriais

Giro do Bicentenário pelo Brasil   A Coluna Bicentenário em Foco tem a intenção de pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Inde…

A Revolução Pernambucana de 1817 

A Revolução Pernambucana de 1817  /Raquel Barreto   No ensino de história do Brasil, a chamada Revolução Pernambucana de 1817 é part…

Bicentenário da Independência: vários temas,  múltiplas vozes.

Coluna Bicentenário da Independência: vários temas,  múltiplas vozes. /Luciano Mendes, Marcelo Silva, Maria Beatriz Porto   2022 será…

As mulheres e a Independência do Brasil

As mulheres e a Independência do Brasil O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP…

Independência(s) em disputa no Brasil

Independência(s) em disputa no Brasil O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP)…