Um caleidoscópio. Nesta trilha, as múltiplas possibilidades de contarmos as histórias das independências do Brasil se revelam em espelhos coloridos do passado. As narrativas surgem quando o movimentamos e os espectros mostram as passagens.

Inserida em uma intensa crise atlântica que se destacou por um conjunto de tensões de variadas cores e contornos, o processo de Independência do Brasil foi uma experiência histórica marcada por novas possibilidades de futuro. O ofício do historiador é constante e a passagem do tempo faz surgir novos horizontes. Ao revelar os inúmeros atores desse passado, suas experiências, agências, formas de luta e resistência, as narrativas buscam evidenciar as expectativas e, também, os mais diversos sentidos de liberdade e de independência, ou seja, a construção de novos significados e possíveis históricos.

Dos incontáveis movimentos que moldaram esse processo, podemos salientar: os inconfidentes mineiros de 1789 que destacaram os sentidos de República; a conjuração carioca de 1794 que combinou as possibilidades democráticas e republicanas; os conjurados baianos de 1798 que alargaram os sentidos de liberdade para a imensa população escravizada; nos pernambucanos de 1817 que colocaram em prática novos sentidos de revolução, incluindo questões como pátria e cidadania nesses novos horizontes de possibilidades. 

Longe de encerrar as reflexões sobre as independências, essa trilha convida à disputar os sentidos do bicentenário da independência do Brasil, expondo os esforços do passado que tentaram silenciar outros projetos de nação e compreender as diversas demandas populares e os seus sentidos de liberdade e independência na construção do Estado brasileiro.

Da universidade ao chão da escola – vídeo 14

Da universidade ao chão da escola:  possibilidades pedagógicas sobre a independência – vídeo 14   Em uma iniciativa conjunta do …

“Independência de que?”

Filme/Documentário “Independência de que?” (YouTube)   O Filme/Documentário “Independência de que?” foi produzido por docentes…

Caderno Temático Duzentos anos de Independência do Brasil: quem fez …

Caderno Temático Duzentos anos de Independência do Brasil: quem fez essa História? Camila Gonçalves Dutra; Daniel Sias da Silva  Jonas Varg…

Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil

Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas alguma…

Projeto Band nos 200 Anos da Independência

Projeto Band nos 200 Anos da Independência Paula Marolo – produtora do núcleo Adriana Alves/Rodrigo Amaral/Tom Menezes – editores …

Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil R…

Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil – vídeo 1 Portal do Bicentenário e ANPUH   Está no ar mais uma p…

“Entre outras mil, és tu Brasil”

“Entre outras mil, és tu Brasil”: rediscutindo o ensino da História do Brasil no Bicentenário da Independência na rede pública muni…

Cultura Popular na Ditadura Militar

Cultura Popular na Ditadura Militar Bianca Novais Cambruzzi Lucas de Andrade Ballonecker O plano de ensino busca a reflexão acerca das resistê…

Como contamos a história da Independência?

Como contamos a história da Independência? Que imagem a representação pictórica do quadro “Independência ou Morte” legou a nossa exist…

Guerra da Independência: conflitos armados pela liberdade do Brasil

Guerra da Independência: conflitos armados pela liberdade do Brasil   Esta série de reportagens da Rádio Nacional, sobre o Bicentenário…

200 ANOS

200 ANOS O grito Para um novo amanhã Um rugido Soando na manhã Voltemos no tempo Das antigas lutas, Das histórias contadas, Das guerras trava…

Pedros e pedras – o que é ou poderia ser

Pedros e pedras – o que é ou poderia ser                                                   …

Sonho de esperança

Sonho de esperança                                                 Fernanda Quadros   Seri…

Bicentenário da Independência: Momento de Repensar o Brasil

Bicentenário da Independência: Momento de Repensar o Brasil Francisca Patrícia Pompeu Brasil   Em 07 de setembro de 1822, o Brasil deixo…

Da universidade ao chão da escola

Da universidade ao chão da escola O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separar em sequência…

Professores falam sobre Independências no Brasil

Professores falam sobre Independências no Brasil O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separa…

Curso: História da Educação no Bicentenário

Curso: História da Educação no Bicentenário O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separar …

No Recreio

No Recreio O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separar em sequências, sejam por serem vári…

Giro do Bicentenário

Giro do Bicentenário O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separar em sequências, sejam por …

Curso: Educação e Nação no Bicentenário

Curso: Educação e Nação no Bicentenário O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separar em …

Projeto Querino – como a história explica o Brasil de hoje

Projeto Querino: como a história explica o Brasil de Hoje    O projeto Querino é um podcast, blog e revista produzido pela Rádio Novelo…

HQ Contra o Tempo: uma viagem de 200 anos

HQ Contra Tempo: uma viagem de 200 anos   A revista “Contra Tempo: Uma viagem de 200 anos” do projeto Ciência na rua tem o intuito de …

200 anos da Independência, 200 livros sobre educação para entender …

200 anos da Independência, 200 livros sobre educação para entender o Brasil Portal do Bicentenário Como parte das comemorações do Bicenten…

Revista Nós Brasileiros

Revista Nós Brasileiros Ana Cristina Menegotto Spannenberg Nicoli Tassis   Nós é a revista laboratorial desenvolvida na disciplina de Pr…

Trajetórias de um Brasil Bicentenário aplicadas à redação no Ensi…

Trajetórias de um Brasil Bicentenário Esta aula ao vivo tem como objetivo problematizar a questão da identidade e participação das populaç…

Narrativas das comemorações do centenário da “(in)dependência”…

Narrativas das comemorações do centenário da “(in)dependência” em Pernambuco e na Paraíba Adlene Silva Arantes, Fabiana Sena da Silva; …

Disputas de narrativas: o grito do Ipiranga

Disputas de narrativas: o grito do Ipiranga Pedro Castellan Medeiros   Este roteiro didático tem por objetivo refletir sobre as diferentes…

Tolerância: uma breve e primeira apresentação

TOLERÂNCIA: UMA BREVE E PRIMEIRA APRESENTAÇÃO Leandro José de Souza Martins   Trata-se de um texto de introdução para contribuir na c…

Ética: uma questão sem importância?

Ética: uma questão sem importância? Aurélio Alves Ferreira   Nosso objetivo é abordar a justiça distributiva, como uma das dimensões…

Murilo Mendes e um poema do avesso em História do Brasil

Murilo Mendes e um poema do avesso em História do Brasil Valmir de Souza   A história pode lidar com vários suportes e materiais, como f…

Que independência queremos comemorar? A independência do Brasil no H…

Que independência queremos comemorar? A independência do Brasil no Historiar-se (YouTube) Carlos Eduardo Barzotto Anita Natividade Carneiro &n…

Sequência didática – meu grito também é arte!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MEU GRITO TAMBÉM É ARTE! Érica Madalena da Silva   Um ensino-aprendizagem de história que dialogue com o tempo…

Educação e Nação no Bicentenário da Independência

Educação e Nação no Bicentenário da Independência   Kênia Cássia Pinto Gazola Luciano Mendes Faria Filho Priscilla Nogueira Bahiens…

O ensino de História e a Independência do Brasil

 Podcast História para você : O ensino de História e a Independência do Brasil   O Podcast História para você tem sua primeira tempo…

A Independência e os Usos do Passado

A Independência e os Usos do Passado (Prof.ª Dr.ª Neuma Brilhante – UnB) Nessa aula vemos mais sobre as disputas historiográficas sobr…

Liturgia Política na Fundação do Brasil (Prof.ª Dr.ª Iara Lis Sch…

Liturgia Política na Fundação do Brasil (Prof.ª Dr.ª Iara Lis Schiavinatto – UNICAMP) Nessa aula investigamos mais a criação de uma…

Museus e Memória Política

Museus e Memória Política (Prof. Dr. Paulo Garcez Marins – Museu Paulista/USP) Nessa aula entendemos como os museus consolidam a constru…

A Independência do Brasil na Bahia

A Independência do Brasil na Bahia (Prof. Dr. Sérgio Guerra Filho – UFRB) Essa aula descreve o processo de Independência na Bahia, entr…

Aula 6 – A Independência do Brasil a partir da Amazônia

A Independência do Brasil a partir da Amazônia Essa aula nos apresenta uma leitura da Independência a partir do Pará, analisando as adesões…

A Imperatriz Leopoldina e a Independência

A Imperatriz Leopoldina e a Independência Nessa aula aprendemos sobre a atuação da Princesa e Imperatriz Leopoldina, considerando sua funçã…

O Bicentenário e as Batalhas de Narrativa

O Bicentenário e as Batalhas de Narrativa Essa aula demonstra como a Independência como um evento histórico que marca a fundação da ideia d…

A Revolução de 1817: Uma Outra Independência

A Revolução de 1817: Uma Outra Independência Nessa aula aprendemos sobre a Revolução de 1817 e suas relações com os ideais liberais, com …

A Ideia de Império e a Construção do Território

A Ideia de Império e a Construção do Território (Prof.ª Dr.ª Nívia Pombo – UERJ) Essa aula esclarece a gestação da ideia de Impé…

A Violência na História da Independência

A Violência na História da Independência Essa aula fornece um panorama amplo sobre o processo da Independência do Brasil, contra a ideia com…

A Revolução Pernambucana de 1817 

A Revolução Pernambucana de 1817  /Raquel Barreto   No ensino de história do Brasil, a chamada Revolução Pernambucana de 1817 é part…

Bicentenário da Independência: vários temas,  múltiplas vozes.

Coluna Bicentenário da Independência: vários temas,  múltiplas vozes. /Luciano Mendes, Marcelo Silva, Maria Beatriz Porto   2022 será…

As mulheres e a Independência do Brasil

As mulheres e a Independência do Brasil O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP…

Independência(s) em disputa no Brasil

Independência(s) em disputa no Brasil O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP)…

Skip to content