Filme/Documentário “Independência de que?” (YouTube)

 

O Filme/Documentário “Independência de que?” foi produzido por docentes e discentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Portal do Bicentenário e financiamento CAPES/PROAP. O lançamento nacional ocorreu no dia 08 de setembro de 2022, durante a programação da “Semana Virando o 7 no Portal do Bicentenário”, evento comemorativo ao bicentenário da Independência do Brasil. Na ocasião, após a exibição do filme/documentário, foi realizada uma mesa de debate que contou com a participação de Raylane Navarro Barreto e Viviane de Bona, professoras da UFPE, além de Atylla Fortaleza, André Assis e Mário Gallo, vinculados a mesma instituição.

Sinopse

Às vésperas do Bicentenário da Independência do Brasil, Aiyra e Luana assistem a um Seminário sobre a temática. Nele, elas ouvem representantes de grupos de pessoas que ainda hoje lutam por seus direitos fundamentais. Logo após, partem com o menino Miguel para um passeio e, no caminho, têm uma grande jornada de autoconhecimento e novas percepções sobre o que é independência.

Confira em

 

#paratodesverem : Cartaz repartido em quatro partes. Na primeira parte, a imagem do quadro de Pedro Américo (1888) sobre a Independência do Brasil, com D. Pedro I e sua comitiva às margens do Ipiranga. No centro, uma faixa branca com letras grandes pretas escrito centralizado “Independência de que?”. Na parte inferior do cartaz, duas mão dadas, uma branca e uma preta. Na quarta parte, novamente a faixa branca, e em letras pretas a ficha técnica e logotipos.

Ficha técnica

Um filme de: Raylane Navarro Barreto, André Assis, Mário Gallo e Atylla Fortaleza. Direção: André Assis, Atylla Fortaleza e Mário Gallo. Produção executiva: Raab Albuquerque, Raylane Navarro Barreto e Viviane de Bona. Produção: André Assis, Atylla Fortaleza, Mário Gallo, Laura Gomes, Raab Albuquerque, Raylane Navarro Barreto e Viviane de Bona. Direção de fotografia: André Assis, Atylla Fortaleza e Mário Gallo. Montagem: André Assis. Música original: Alafin Oyó e Babi Regina. Seleção de elenco: Laura Gomes e Viviane de Bona.

Pular para o conteúdo