Caderno de atividades sobre Independência na Bahia

 

Bianca Mascarenhas Machado

 

O material didático é um Caderno de Atividades sobre a Independência do Brasil na Bahia, formado por quatro unidades temáticas nas quais são problematizadas algumas questões acerca dos processos históricos relacionados às lutas pela Independência em território baiano, aos desdobramentos políticos, culturais e econômicos no pós-guerra, bem como aos usos dos passado e às festividades que marcam a cultura histórica acerca do “Dois de Julho” – marco oficial da Independência do Brasil na Bahia..

 

Quadrado com os símbolos da UFBA, da Faced e do LAPEHP, logo abaixo tem o título Caderno de atividades: A Independência do Brasil na Bahia, com um texto menor embaixo escrito: PROJETO: LAPEHP NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de História e História Pública (LAPEHP – FACED/UFBA) - Autoria: Bianca Mascarenhas Machado, a imagem tem o fundo de cor cinza claro, com margens feitas por linhas brancas

Caderno de atividades sobre a Independência do Brasil na Bahia.

 

#ParaTodesVerem: Quadrado com os símbolos da UFBA, da Faced e do LAPEHP, logo abaixo tem o título Caderno de atividades: A Independência do Brasil na Bahia, com um texto menor embaixo escrito: PROJETO: LAPEHP NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de História e História Pública (LAPEHP – FACED/UFBA) – Autoria: Bianca Mascarenhas Machado, a imagem tem o fundo de cor cinza claro, com margens feitas por linhas brancas.

Créditos: Bianca Mascarenhas Machado, LAPEPH – FACED/UFBA

 

Acesse o caderno de atividades aqui:

https://portaldobicentenario.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Caderno-de-atividades-Para-o-aluno.pdf

 

https://portaldobicentenario.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Caderno-de-atividades-Para-o-professor.pdf

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Sobre o autor(a): 

Graduanda em História pela Universidade Federal da Bahia, integrante do LAPEHP (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de História e História Pública), no qual desenvolveu o “Caderno de atividades sobre a Independência do Brasil na Bahia”, do Programa Residência Pedagógica e de atividades extracurriculares relacionadas às áreas de História e de Educação.

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Para saber mais 

MONTEIRO, Katani Maria Nascimento; COSTA, Jéssica Pereira da; LIA, Cristine Fortes; A produção de material didático para o ensino de História. Revista Latino-Americana de História, Vol. 2, nº. 6 – Agosto de 2013 – Edição Especial.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Desafios do ensino de história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro“ vol. 21, nº 41, janeiro-junho de 2008, p. 79-93.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 933-949, set./dez. 2011.
MELO, Bianca Joaquim Albuquerque de. Produção de material didático digital para ambientes virtuais de aprendizagem. Congresso internacional de educação e tecnologias- Encontro de pesquisadores em educação a distância. 2018.
CARVALHO, José Murilo De. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2° ed. São Paulo. Companhia Das Letras, 2017.