Caderno Temático Duzentos anos de Independência do Brasil: quem fez essa História?

Camila Gonçalves Dutra; Daniel Sias da Silva

 Jonas Vargas; Laís Neves Bittencourt

 Letícia Trampuscki ;Lisiane Sias Manke

 Lucas Tunes Fernandes; Tamara Oswald

 

O Caderno Temático Duzentos anos de Independência do Brasil: quem fez essa História?, é resultado de uma produção didática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas, na edição de 2020-2022, no núcleo de História. Entre as experiências possibilitadas pelo programa, nos meses de março e abril de 2022, com o retorno presencial das escolas de Educação Básica, foram realizadas duas oficinas temáticas, em duas escolas-campo vinculadas ao projeto, a saber: EEEF Nossa Senhora dos Navegantes e EEEF Francisco Simões, ambas localizadas na cidade de Pelotas-RS. As propostas pedagógicas realizadas nas oficinas temáticas resultaram na elaboração deste Caderno Temático, que se propõe a abordar a Independência do Brasil em uma perspectiva social, contemplando os atores partícipes desse processo, suas experiências e resistências. Com destaque para os diversos sentidos de liberdade e de independência, propondo a construção de novos significados para uma história construída por homens e mulheres nem sempre lembrados. Trata-se, portanto, de um Caderno Temático alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil, que aproveita a oportunidade da efeméride para propor outros olhares possíveis sobre a história do nosso país.

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Para saber mais

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projecto à Avaliação. In: BARCA, Isabel (org). Para uma Educação Histórica com Qualidade: Actas das IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 2004. GAZETA da Tarde. Rio de Janeiro: 15 de novembro de 1889. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=226688&pasta=ano%20188&pesq=francamente%20democr%C3%A1tico&pagfis=10273  Acesso em: 18 jul. 2022.

 

LONER, Beatriz Ana. Antônio: De Oliveira a Baobab. In: II Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2., 2005, Porto Alegre. LONER, Beatriz Ana. Líderes Negros, Líderes Operários. Comunicação apresentada no Congresso da Associação de Estudos Latino-Americanos, 2009, Rio de Janeiro. O

 

ABOLICIONISTA. Rio de Janeiro: 01 de novembro de 1880. Disponível em:http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib= 230812 & pasta=ano%20188 pesq=nossa%20 miss%C3%A3o Pages=1  Acesso em: 19 jul. 2022. PINTO, Ana Flávia Magalhães. Imprensa Negra no Brasil do século XIX. São Paulo: Selo Negro, 2010.

 

SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura. Fundação Casa Rui Barbosa: Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/o-z/FCRB_EduardoSilva_Camelias_Leblon_abolicao_escravatura.pdf  Acesso em: 07 ago. 2022

Descrição: #pratodesverem: A imagem da capa apresenta formas geométricas, pequenos quadrados que incluem semicírculos com alternância de cores, em branco, verde escuro, verde claro e preto. Ao centro em um retângulo colocado na vertical, na cor verde escuro, encontra-se o título do caderno, o nome dos organizadores e a marca do Laboratório de Ensino de História da UFPEL – LEH. Ao lado esquerdo deste retângulo verde escuro, há uma tarja na cor preta, na qual há escritas no sentido vertical da página, onde diz Caderno Temático do LEH.

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