Historiadores respondem dúvidas sobre a Independência do Brasil – vídeo 1

Portal do Bicentenário e ANPUH

 

Está no ar mais uma parceria entre Portal do Bicentenário e ANPUH!!!

No ano do Bicentenário da Independência do Brasil abrimos a caixinha de perguntas do Instagram convidando todes a fazerem suas perguntas sobre esses 200 anos para que os historiadores tirassem as dúvidas, no melhor estilo “tudo o que você queria saber sobre a Independência do Brasil, mas nunca perguntou”.

E agora vamos começar os vídeos com as nossas respostas! Historiadoras e historiadores de todo o Brasil desconstroem conceitos e percepções enraizadas na memória e História tradicionais, para construir uma nova narrativa sobre a Independência do Brasil!

O primeiro vídeo é do historiador André Machado,  que responde a pergunta de @cynthiathayse que foi “o que não é muito falado sobre a independência?”.

_

Sobre o historiador: André Roberto de Arruda Machado é professor associado dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2006), mesma universidade em que se graduou em História (2001). Realizou estágios de pesquisa (pós-doutorado) no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), entre 2007 e 2009, na Brown University e na Harvard University, ambas nos Estados Unidos, entre 2019 e 2020. É co-editor da revista Almanack. Ao longo dos anos vem desenvolvendo pesquisas sobre a formação do Estado e da Nação no Brasil, estudando o processo de independência na província do Grão-Pará, assim como o desenvolvimento do sistema representativo no Império. 

 

 

Pular para o conteúdo