200 anos da Independência, 200 livros sobre educação para entender o Brasil

Portal do Bicentenário

Como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, o Portal do Bicentenário realizou uma enquete entre professoras e professores da educação básica e do ensino superior brasileiros para saber quais os 200 livros sobre EDUCAÇÃO, publicados nos últimos 200 anos no Brasil, fundamentais para conhecer e transformar país.

A iniciativa foi estabelecida pela coordenação do Portal quando esta percebeu que nas enquetes anteriores, realizadas por universidades ou pela imprensa, as obras sobre a educação no Brasil foram praticamente esquecidos pelas pessoas que foram convidadas a dar suas opiniões sobre os livros fundamentais para entender o país.

A metodologia:

Para elaborar a lista foi disponibilizado um formulário em que as/a professoras/es  foram convidadas a indicar dois livros sobre a EDUCAÇÃO que, segundo seus pontos de vista, seriam imprescindíveis para conhecer o passado e/ou o presente do Brasil e para elaborar projetos de um futuro mais democrático e igualitário.

Entre 15/06 e 15/07 deste ano, o formulário foi amplamente divulgado no Site e nas Redes Sociais do Portal do Bicentenário, pelas instituições parceiras e pelas/os próprias/os professoras/es que participam da iniciativa do Portal.

Os resultados:

Participaram da enquete 531 professoras e professores de todos os estados brasileiros, sendo que, destas/es, 35% atuam no Ensino Superior, 33% na Educação Básica e 32% atuam em ambos os níveis de ensino. Das indicações resultaram 367 livros de 274 autoras/es diferentes, os quais trazem à tona os grandes temas da educação e da sociedade brasileira nos últimos 200 anos.

Clique aqui para acessar o documento completo

 

Pular para o conteúdo