Mapa da Capitania de Minas Geraes com a deviza de suas comarcas de 1778

Transformações naturais, sociais, culturais na formação do Estado de Minas Gerais

 

Aurélio Alves Ferreira

Cristiana Ferreira Alves de Brito

José Flávio Morais Castro

 

O objetivo do trabalho é apresentar o mapa da capitania do Estado de Minas Gerais em sua formação inicial, suas divisas com as outras capitanias, bem como as divisas existentes entre as comarcas existente no espaço geográfico correspondente à Capitania de Minas Gerais, tal como foi desenhada por José Joaquim da Rocha, em 1778, onde foi possível mostrar também a localização de cidades, vilas, paróquias, capelas, fazendas, registros de guardas e patrulhas de soldados e aldeias de gentios, bem como, a rede hidrográfica, as estradas e o relevo (por meio de símbolos pictóricos). A partir do qual é possível entender a transformação do espaço natural e a destruição ambiental em toda a região.

Acesse o material aqui

Mapa elaborado por José Flávio Morais Castro

Descrição #paratodesverem : Mapa histórico da Capitania de Minas Gerais, localizado do lado esquerdo, elaborado em 1778. E outro mapa localizado no lado direito atualizado com o tamanho atual do hoje chamamos de Estado de Minas Gerais.

_

Sobre os autores

Aurélio Alves Ferreira, licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Filosofia, com estudos sobre Ética e sobre o pensamento de Martin Heidegger e pós-doutorando pela Fae-UFMG. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). No pós-doutorado, minha área de interesse é o conceito de desenvolvimento e sua relação com a ciência e tecnologia.

Cristiana Ferreira Alves de Brito. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), com mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É pesquisadora titular em saúde pública do Instituto René Rachou – Fundação Oswaldo Cruz desde 2002 e professora permanente do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. 

José Flávio Morais Castro. Possui graduação em Geografia no IGC/UFMG – licenciatura e bacharelado (1982-1987). Exerceu a função de Técnico Especializado de Nível Superior (TES) no Laboratório de Sensoriamento Remoto (LASER) do Instituto Oceanográfico/USP (1989-1995). Possui Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da FFLCH/USP (1990-1993). Foi professor do Curso de Geografia do IGCE/UNESP – Campus de Rio Claro/SP (1995-2004). Possui Doutorado em Geografia (Análise da Informação Espacial) no IGCE/UNESP – Campus de Rio Claro/SP (1996-2000). Possui experiência na área de Cartografia, atua principalmente nos temas ligados às cartografias sistemática e temática, ao geoprocessamento e à Cartografia Histórica.

_

Para saber mais

CASTRO, José Flávio Morais. Geoprocessamento de mapas de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. Belo Horizonte: Editora PUC Minas. 2017.

ROCHA, José Joaquim da. Geografia histórica da Capitania de Minas Gerais. Descrição geográfica, topográfica, histórica e política da Capitania de Minas Gerais. Memória histórica da Capitania de Minas Gerais. Estudo crítico: Maria Efigênia Lage de Resende; transcrição e colação de textos: Maria Efigênia Lage de Resende e Rita de Cássia Marques. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1995. (Coleção Mineiriana).