Independência(s) em disputa no Brasil

O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP)  tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito  é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana de Arte Moderna e da história do nosso tempo presente. 

Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes.

O kit didático intitulado “Independência(s) em disputa no Brasil”, produzido em conjunto com a equipe do Laboratório de Ensino e Material didático da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –  LEMAD/FFLCH/USP,  é composto por 11 documentos históricos que buscam estimular a análise crítica em torno das narrativas sobre a Independência do Brasil. Encontra-se neste kit documentos e reflexões sobre: as comemorações do 2 de julho de 1823 na Bahia; o samba-enredo da mangueira de 2019 destacando o papel dos negros como atores na formação da sociedade brasileira; narrativas históricas acerca do grito do Ipiranga; documentos que recuperam as comemorações da Independência durante o sesquicentenário de 1972; entre outros.

 

Conheça o material

Kit Didático. “Independência(s) em disputa no Brasil”. 

Para saber mais 

Projeto 3×22. Acesse aqui. 

 

#pracegover: A imagem abriga três colunas compostas com fotografias e ilustrações. A primeira coluna encontra-se à esquerda da estampa, e apresenta um retrato em preto e branco formado por três policiais em operação. A coluna central da figura consiste na união de sete ilustrações retangulares, uma abaixo da outra, que expressam juízos como a Independência do Brasil e a incumbência da população negra na construção da sociedade brasileira. Em sua forma retangular central, em meio a linhas pretas e fundo verde, há o título da obra “Independência(s) em disputa no Brasil”. À direita está posicionada a coluna que expõe a fotografia de uma imagem indígena feminina de cor escura e vestida com trajes característicos em tons de verde e amarelo, sobre uma plataforma, também colorida com tons de verde e amarelo, abrigando flores e folhas grandes.  Ao fundo, há uma casa antiga e descamada em tons claros.

 

 

Pular para o conteúdo