Entre a universidade ao chão da escola:  possibilidades pedagógicas sobre a independência – vídeo 14

 

Em uma iniciativa conjunta do Blog das Independências e do Portal do Bicentenário, professoras e professores de História comentam os textos publicados pelo Blog e falam de suas potencialidades em sala de aula. Nesta série de vídeos e textos, apresentamos as conexões entre a universidade e o chão da escola, entre temas trazidos por historiadores especialistas na Independência do Brasil, professoras e professores da educação básica evidenciam infinitas possibilidades didático-pedagógicas dos mesmos. 

A produção desse material foi uma articulação entre as pesquisas sobre o processo de independência do Brasil e as lutas do século XIX desenvolvidas por   professores(as)/pesquisadores(as) que são membros da Anpuh e professores(as) da Educação Básica, que transformaram esses textos científicos em possibilidades para trabalharem em suas aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

A Anpuh através de sua diretoria nacional selecionou os textos a serem trabalhados e, os membros da equipe gestora do GT5 – (Grupo de Trabalho sobre produção e curadoria de conteúdos) do Portal do Bicentenário fizeram convites para professores/as das mais diversas regiões do país e solicitaram a produção dos vídeos. 

O objetivo dessa produção audiovisual é aproximação entre os conhecimentos científicos produzidas nas universidades com o conhecimento escolar desenvolvido por professores/as da educação básica com seus estudantes. Nesses textos e vídeos apresenta-se possibilidades de produção de material didático, porém não são únicas, são somente exemplos dos mais diversos e criativos materiais que podem desenvolvidos a partir dos textos científicos.

O décimo quarto vídeo é esse de Herika Souza do Valle, roraimense genuína, neta de uma indígena wapichana, professora formadora do Centro de Formação de Professores de Roraima-CEFORR e professora Titular de História da Rede Estadual de Educação Básica de Roraima. É graduada em História pela Universidade Feral de Roraima- UFRR, mestranda em Ensino de História, pela UFRR, mestra e doutora em Ciências da Educação pela UEP. Atualmente é secretária da ANPUH/RR, membro do grupo de pesquisa História, Educação e Interculturalidade no contexto migratório de Roraima UFRR/CNPq e coordenadora da Rede Conectando Saberes, núcleo Boa Vista.

Neste vídeo a docente reflete sobre o texto “A independência do Brasil e a relação com a Inglaterra: uma colônia do imperialismo inglês?do professor Carlos Gabriel Guimarães, professor do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para acessar o texto do blog clique aqui