Disputas de narrativas: o grito do Ipiranga

Pedro Castellan Medeiros

 

Este roteiro didático tem por objetivo refletir sobre as diferentes narrativas e representações iconográficas acerca do famoso “Grito do Ipiranga” que supostamente ocorreu e que se transformou em marco simbólico para a Independência do Brasil. A partir de duas categorias de documentos, o textual e o iconográfico, será possível refletir e sintetizar os conhecimentos sobre essa efeméride desconstruindo narrativas e imagens oficiais buscando reposicionar novos agentes e protagonistas subalternizados no processo de Independência do Brasil.

Este roteiro conta com um momento de sensibilização inicial, outro para organização e apresentação do roteiro, conta com duas atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes e por último lista alguns materiais de apoio e consulta. As atividades consistem em uma análise documental textual (1) e em uma análise iconográfica (2). Cada uma delas possuem um ou mais materiais de análise e algumas reflexões que podem ser respondidas, debatidas ou expostas em sala. No último item da segunda atividade, busco na construção de uma descrição da imagem, possibilitar a acessibilidade pessoas cegas ou com baixa visão estimulando a solidariedade e a responsabilidade coletiva pela inclusão de todes.


Créditos: Releitura da pintura “Independência ou Morte” de Pedro Américo (1888), criada por Paulo Teixeira (@seuteixeira)– julho/2021.

Acesse o roteiro aqui

 

Descrição: #pratodesverem: Na releitura da pintura “Independência ou Morte” de Pedro Américo, a figura central deixa de ser D. Pedro I com a espada erguida, em seu cavalo, na parte mais alta do terreno e passa a ser representada pelo tropeiro que, na pintura original, ficava no canto inferior esquerdo. O tropeiro e seu carro de boi estão na parte mais alta do terreno, sendo observados por D. Pedro I e pelos soldados que o acompanham. A pergunta “Independência pra quem?” está em destaque no centro da pintura, próxima a figura do tropeiro.

 

Para saber mais

Portal do Bicentenário – https://portaldobicentenario.org.br/independencias/

Projeto 3×22 – https://3×22.bbm.usp.br/?page_id=902

Wikipédia- Quadro do Pedro Américo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_ou_Morte_(Pedro_Am%C3%A9rico)#/media/Ficheiro:Pedro_Am%C3%A9rico_-_Independ%C3%AAncia_ou_Morte_-_Google_Art_Project.jpg