Murilo Mendes e um poema do avesso em História do Brasil

Valmir de Souza

 

A história pode lidar com vários suportes e materiais, como fotografia, documentos, mapas etc. Um deles, que se constitui num dos mais produtivos e criativos, é a literatura. Este estudo busca exercitar e pensar as interações de literatura e história, fazendo uma comparação entre poesia e pintura a partir do quadro Independência ou morte! (1888) e dos poemas modernistas de Murilo Mendes.


Independência ou Morte! Pedro Américo. Museu Paulista – USP (7,60m x 4,15m). Óleo sobre tela.

 Acesse o material aqui

 

Para saber mais

MENDES, Murilo. Poesia e prosa completa. Luciana Stegagno Picchio (org.). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles e MATTOS, Claudia Valladão de. O Brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp, 1999.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. “O Museu Paulista da USP e a memória da Independência”. Cadernos CEDES, Dec. 2002, vol.22, n. 58, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v22n58/v22n58a05.pdf. Acesso: 24 abril 2021.

SEVCENKO, Nicolau. A literatura como missão.  2ª ed. São Paulo: Companhia das Leras, 2003.

Descrição: #paratodesverem

Na imagem podemos ver o quadro “Independência ou Morte” do pintor Pedro Américo. Nele D. Pedro I aparece ao centro, com a espada erguida e montado a cavalo. Ao seu lado algumas pessoas também montadas o acompanham em sua comitiva. À sua frente estão também à cavalo os dragões da independência, uniformizados na cor branca. Na lateral esquerda da tela um trabalhador observa a cena, junto a um carro de boi.

Pular para o conteúdo