Os Xavantes: Luta e Resistência pela Terra

De maneira geral, o projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. 

Especificamente o Kit, “Os Xavantes – Luta e Resistência pela Terra”, traz 13 documentos diversos (artigos da constituição de 1988, depoimentos, trechos de matérias de jornal com imagens, mapas, tabelas, trecho de carta), acerca das várias lutas, e experiências dos indígenas, em nossa contemporaneidade.

Em cada documento são propostas questões de compreensão interna, externa, possibilidades de inferências, e em alguns, atividades de diálogo entre os mesmos. Por exemplo, no documento 2 a questão 8 na pergunta da letra a, propõe um diálogo com os trechos da constituição de 1988 no documento 1.

Em seguida, no documento 4, a questão 17 sugere um diálogo com o documento 3, sobre o significado de invasor. Ressaltamos ainda, o processo de retomada de estudos de documentos possibilitado por algumas questões, como nas seguintes: 43 a, e b, 48, e 49 a, e b. Nos documentos 5 e 6 teremos a possibilidade para refletir sobre alguns aspectos do processo de demarcação de suas terras.

O documento 8 (a e b), e as questões propostas possibilitam ampliar nosso olhar para as terras dos povos originários para além de sua dimensão geográfica. Então, fica o convite a explorar os 13 documentos, se possível buscar outros em sua comunidade local, além de recriar outras questões.

 

#paratodesverem: apresentando pinturas em tons de vermelho e preto em sua face e cabelo posicionando sua cabeça para baixo. Ao seu lado direito, encontram-se dois homens, também indígenas, em segundo plano. Na lateral direita da imagem, sobrepondo a fotografia, há uma coluna de cor preta, abrigando em sua parte superior, escrita de cor cinza, a frase “Os xavantes queriam suas terras e paz”. O centro comporta o título da obra em tom branco: “Os xavantes: Luta e resistência pela terra.” e na parte superior da coluna há a frase “Agora, só querem suas terras”, também em cor cinza.

 

Conheça o material

Kit didático “Xavantes: luta e resistência pela terra”.

Projeto 3×22: acesse aqui