Canção Infantil África

Atividades didáticas, sobre Áfricas, elaboradas a partir da Canção infantil África de Arnaldo Antunes, Paulo Tatit e Sandra Peres, interpretada pelo grupo Palavra Cantada.

Marcilaine Soares Inácio

 

A atividade didática que segue é um material pedagógico interdisciplinar que tem como foco o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras, contemplando capacidades de aprendizagens das áreas de história, geografia, língua portuguesa e arte no 1º ciclo de formação humana, mas que pode ser adaptada para a educação infantil e para o 2 ciclo. A intenção fundamental é disponibilizar material didático-pedagógico antirracista aos professores dos anos iniciais da educação básica. A abordagem pedagógica apoia-se na categoria político-cultural de amefricanidade e de Améfrica Ladina de Lelia Gonzalez no sentido de contestar a premissa de que a formação histórico-cultural dessa porção do globo é exclusivamente branca e europeia. Em um movimento de desconstrução daquela premissa a proposta didática visa apontar, explorar e refletir sobre as similaridades entre a formação histórico-cultural do continente africano e do Brasil. Tais similaridades encontram-se presentes nas línguas faladas, nos ritmos musicais, nas danças, nas crenças, entre muitos outros aspectos. A canção África de autoria de Arnaldo Antunes, Paulo Tatit e Sandra Peres, interpretada pelo grupo Palavra Cantada é destinada às crianças. O grupo musical foi criado em 1994 conjuga música, brincadeira e educação. Com muita criatividade são compostas melodias, letras e arranjos originais e muito poéticos que levam em consideração a inteligência e a sensibilidade das crianças. Palavra Cantada interpreta possui várias canções, de ricas letras e arranjos trazem e valorizam elementos da cultura afro-brasileira tais como lendas africanas, elementos das religiões de matriz africana e instrumentos musicais que os povos escravizados trouxeram para o Brasil na diáspora da escravidão. A canção África é potente para o trabalho a respeito da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional, valorizando de modo especial sua participação na formação histórica, cultural e religiosa do Brasil.

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Sobre a autora

Integrante do Portal do Bicentenário da Independência e membro da equipe de prospecção, curadoria e produção de conteúdos. Professora do 1º Ciclo de Formação Humana do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica da UFMG. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. Possui experiência docente nos anos inicias do Ensino Fundamental, especialmente em alfabetização, e no ensino superior em cursos de graduação (licenciaturas) e pós-graduação. Sua experiência de pesquisa em Educação concentra-se nos seguintes temas: práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental, processo de escolarização e alfabetização, métodos de ensino, história da alfabetização, educação e política no período regencial, relação família e escola e formação de professores.

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Para Saber mais

África- Canção (vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=iChn3xdaPIQ .

África- Documentário:https://www.youtube.com/watch?v=Qn77hvmfFNM

Portal da cultura Afro-brasileira: Cultura https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_V.php

Invenções africanas (portal da internet) https://primeirosnegros.com/as%E2%80%8C-%E2%80%8Cprimeiras%E2%80%8C-%E2%80%8Cinvencoes%E2%80%8C-%E2%80%8Cafricanas%E2%80%8C/

Invenções africanas (site da internet): https://www.geledes.org.br/africa-lugar-das-primeiras-descobertas-invencoes-e-instituicoes-humanas/

6 invenções africanas que mudaram o mundo (vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=WdYb_ruuT4M&t=26s

https://www.geledes.org.br/africa-e-brasil-unidos-pela-historia-e-pela-cultura/

ALCANFOR, Lucilene Rezende; BASSO, Jorge Garcia. Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. Educ. Real. 44 (2), 2019. Disponível em :https://www.scielo.br/j/edreal/a/w5ChjnFvYzVkWttLc9HDzJr/?lang=pt. Acesso: 19/09/2022.

BRASIL. Lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

EDUCAÇÃO anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal Nº 10.639/03. Brasília: Unesco, MEC, BID, 2005. 232 p. (Educação para todos).

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Disponível em: https://institutoodara.org.br/wp-content/uploads/2019/09/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf. Acesso em: 28/10/2022.

KABENGUELE, M. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4575.pdf.  Acesso em 19/09/2022.

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