História oral: Memórias do Jongo

Rafaela Rodrigues Martins

 

A sequência didática cujo tema é História oral: Memórias do jongo e o livro intitulado Conhecendo o Jongo são destinados para professores/as da educação básica e estudantes do 5⁰ ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e possui o intuito de propiciar a construção de novas perspectivas e narrativas a respeito do patrimônio cultural brasileiro designado de jongo. A produção dos referidos materiais teve como fundamentação a temática relativa à educação antirracista, visando evidenciar a cultura do jongo produzida pela população negra nos duzentos anos de Brasil independente. O conteúdo abordado, portanto, propicia a reflexão sobre a construção da nacionalidade e cultura brasileira, de modo a permitir que os/as estudantes da educação básica confrontem criticamente os diferentes pontos de vistas que permeiam as narrativas vinculadas aos projetos de Brasil. Sendo assim, cabe-nos destacar que os materiais podem ser (re)planejados e adaptados conforme a realidade de cada instituição escolar, entretanto é importante manter a essência das problematizações, dos diálogos e das visitações digitais propostas – ou presenciais, se possível – a espaços culturais relacionados a historicidade do jongo.

 

Acesse a sequência didática (aqui)

 

Arquivo Complementar (aqui)

 

#pratodesverem: A imagem possui um fundo laranja, contendo no centro uma folha de caderno pautado na cor verde claro. Ainda no centro, há o mapa do Continente Africano com a escrita da palavra jongo. Na parte superior da imagem há a face de uma mulher negra. E, na parte inferior do lado esquerdo há a representação de um punho fechado e do lado direito há o mapa do território brasileiro.

_

Sobre a autora

Rafaela Rodrigues Martins, 20 anos, nascida em Uberlândia – Minas Gerais. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

_

Para saber mais

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Raça e Racismo. In: Racismo Estrutural. 1.ed, São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021. Cap 1, p. 24-57.

BRASIL. Jongo no Sudeste. Brasília, DF: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossie_jongo_no_sudeste(1).pdf.  Acesso em: 14 ago. 2022.

JONGO da Serrinha. Dirigido por Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. 1 vídeo (5min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jpRhX7uHILQ . Acesso em: 20 ago. 2022.

 

Pular para o conteúdo