Revolução do Haiti

Alberto do Nascimento Neto

Brenda de Freitas de Figueiredo

Helena Jablonski Herson

Isabela Orichio Mello Appel

Julia Teixeira da Silva

 

O plano de aula se desenvolve por um conjunto de aulas para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental II, tendo como objetivo colocar a Revolução do Haiti em destaque, já que este tema vem sendo muito trabalhado como um reflexo, consequência e desencadeamento da Revolução Francesa e do Império Napoleônico, não tendo o protagonismo que merece. Pensando essa revolução por um caráter negro e ex-escravo que conquistou sua própria independência, colocando de lado os destaques eurocêntricos e os apagamentos contidos neste material observado. É necessário colocar em destaque as influências revolucionárias que marcaram o continente, suas independências e as relações coloniais do mundo, que transformaram as configurações globais, protagonizadas por ex-escravos da colônia de São Domingos. É preciso destacar o surgimento do homem politizado que foi capaz de se libertar da colonização europeia que estava presente em seu território nacional desde o século XV.

Portanto, para priorizar a Revolução do Haiti, tendo a importância que essa temática tem, a ideia de proposta pedagógica é a “Semana do Haiti”. Uma sucessão de atividades diversas, as quais visam apresentar e valorizar o papel da Revolução Haitiana na história e na configuração geopolítica da América Latina para os alunos, trabalhando o tema com abordagens variadas.


 

A Revolução do Haiti Créditos: https://editorialpaco.com.br/conhece-a-historia-da-revolucao-do-haiti/

Acesse o Plano de Aula

 

Descrição: #pratodesverem: Do lado direito da imagem, homens negros entrando em conflito com homens brancos armados e mulheres brancas, retratando a Revolução do Haiti. Do lado esquerdo, os dizeres “A Revolução do Haiti”.

_

Sobre os autores

Mini Bio Autores

_

Para saber mais 

CARPENTIER, Alejo.El reino de este mundo. 2. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2012.

DECLARAÇÃO HAITIANA DE INDEPENDÊNCIA. In: David Armitage. Declaração de Independência: uma história global. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, pp. 159-163.

FERRER, Ada. A sociedade escravista cubana e a Revolução Haitiana. Almanack. Guarulhos, n.03, p.37-53, 1o semestre de 2012.

FICK, Carolyn. “Para uma (re)definição de liberdade: a Revolução no Haiti e os paradigmas da Liberdade e Igualdade” In: Estudos Afro-Asiáticos, ano 26, n. 2, 2004.

GATES JR, H.L “Haiti”. In: Os negros na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 208-234;

Pular para o conteúdo