História em Quadrinhos: Quilombos de Restinga Seca/ RS

Coordenador:
José Carlos Gomes dos Anjos.
Roteiro:
Bruno Ortiz,
Guta Teixeira,
Luciano Costa Gomes,
Paulo Baldo,
Paulo Sérgio da Silva,
Rita de Cássia Camisolão,
Yolene Camisolão Lopes de Sousa.
Ilustrações:
Bruno Ortiz (1)

O material apresenta uma história em quadrinhos sobre duas comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul: São Miguel dos Pretos e Rincão dos Martimianos, cujas origens datam do século XIX. Ambas as comunidades estão localizadas em Restinga Seca. A construção do HQ baseou-se no laudo histórico-antropológico construído para o reconhecimento destas comunidades como quilombolas.

 

HQ Comunidades Quilombolas
Ilustração: Bruno Ortiz

 

#paratodesverem Ilustração em preto e branco com desenho de um menino negro, usando boina, blusa de manga com comprida com estampa de sol com raios grandes, vestindo calça comprida, descalço e apoiado em uma parede de madeira com um tecido branco em cima e em frente um par de chinelos e uma bola de futebol. Em cima do tecido branco está escrito “quilombos da restinga seca” em vermelho.

Acesse o material 

 

Para saber mais

ANJOS, José C. G. dos…[et al.]. São Miguel e Rincão dos Martimianos: ancestralidade negra e direitos territoriais. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2004. 

 

Nota

(1) Parceria entre o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – DEDS/PROREXT/UFRGS; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEAB/UFRGS; Laboratório de Ensino de História e Educação – LHISTE/UFRGS; com o apoio do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos – IACOREQ.

Pular para o conteúdo