As Viagens do Tambor

Carla Beatriz Meinerz,
Carmem Zeli de Vargas Gil,
Cristine Gubert Moreira,
Daniele Machado Vieira,
Fernanda De Amorim Golembiewski,
Marcello Paniz Giacomoni,
Maurício Da Silva Dorneles,
Nilton Mullet Pereira,
Stefany Reis.

As Viagens do Tambor é um jogo pedagógico, para uso em sala de aula, que faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos desenvolvidos no Programa de Extensão Universitária Laboratório de Ensino de História e Educação: Territórios Negros: patrimônios afro-brasileiros em Porto Alegre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Jogar consiste em se inserir em encontros, diálogos entre pessoas, que acessam uma temporalidade diversa daquela do habitual. 

Tais encontros promovem aprendizagens, do mesmo modo que desfazem memórias cristalizadas e possibilitam criar outras Histórias. Eis o que ocorre quando se joga As Viagens do Tambor: encontros com memórias e histórias que se apresentam ao mesmo tempo em que se criam.

Imagens das Cartas do Jogo. Design: Brenda Cardoso
Ilustrações: Marta Elisa Zimmermann e Bruno Ortiz

#paratodesverem em um fundo vinho, no centro da imagem está um tambor na cor marrom com desenhos de pessoa em branco com um filtro vinho claro, em cima do tambor mesmo está escrito “as viagens do tambor” em letras pretas e envoltas de preenchimento mesma cor vinho do fundo.

 

Acesse o material:

Livreto Regras Tambor

Envelope As Viagens Tambor Confidencial

Flyers As Viagens do Tambor UFRGS

Bloco de Jogo Lugares Personagens Práticas Culturais

Tabuleiro Praça do Tambor

 

 

Para saber mais 

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 003/2004 de 10 de Março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 mai. Disponível em:<&lt;http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais. pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017. 

BITTENCOURT JUNIOR, Iosvaldyr Carvalho. Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre. Porto Alegre: Editora Porto Alegre, 2010.

SANTOS, Irene (Org.). Negro em Preto e Branco: história fotográfica da população negra de Porto Alegre. Porto Alegre: do autor, 2005.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Colonos e Quilombolas, todos negros! In: SANTOS, I. et al. (Org.). Colonos e Quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre. Porto Alegre: do autor, 2010.

Pular para o conteúdo