O pós abolição no Brasil
Brenda de Freitas de Figueiredo
Cassiane Teixeira Cristovão Gomes
Clara Thaís Pereira de Andrade
Geivania Cristina da Silva e Julia Teixeira da Silva
O presente plano tem como objetivo ser um conjunto de aulas que envolvem as disciplinas de história e literatura para os estudantes do primeiro ano do ensino médio. O objetivo da proposta é contextualizar o tema central do conto “A gente combinamos de não morrer” de Conceição Evaristo – que é a questão do genocídio das populações negras pelas mãos do Estado brasileiro – com o período do pós-abolição, problematizando uma história não contada do racismo e da luta anti racista, associando-a com a produção literária da escritora. Fazendo com que os discentes compreendam o que é o fenômeno do racismo, explicitando conceitos chaves como a ideia de raça e democracia racial. Além disso, espera-se que através de tais aulas os alunos e as alunas consigam perceber e analisar as mudanças e permanências ao longo dos processos históricos, principalmente os relacionados com o fim da escravidão no país, conectando os alunos com os conceitos de transformação e permanência, já que o racismo não é algo do passado e sim que permanece na nossa atual sociedade. Entendendo que as dinâmicas políticas, sociais e econômicas envolvidas no processo do racismo: a manutenção de privilégios, lutas de interesses e aumento das desigualdades sociais, está relacionada desde o Brasil Colônia, com a escravidão.
Descrição: #pratodesverem: Charge demonstrando uma mulher negra, representando as favelas brasileiras, pois em seu corpo estão representadas várias casas, segurando no braço de um policial militar branco que aponta uma arma para ela. A imagem é potente nos sentido de demonstrar a resistência ao constante genocídio das populações negras periféricas por parte do Estado brasileiro.
Para saber mais
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Verbete “Movimento Negro” segundo DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO – DHBB, disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2021