O pós abolição no Brasil

Brenda de Freitas de Figueiredo

Cassiane Teixeira Cristovão Gomes

Clara Thaís Pereira de Andrade

Geivania Cristina da Silva e Julia Teixeira da Silva

 

O presente plano tem como objetivo ser um conjunto de aulas que envolvem as disciplinas de história e literatura para os estudantes do primeiro ano do ensino médio. O objetivo da proposta é contextualizar o tema central do conto “A gente combinamos de não morrer” de Conceição Evaristo – que é a questão do genocídio das populações negras pelas mãos do Estado brasileiro – com o período do pós-abolição, problematizando uma história não contada do racismo e da luta anti racista, associando-a com a produção literária da escritora. Fazendo com que os discentes compreendam o que é o fenômeno do racismo, explicitando conceitos chaves como a ideia de raça e democracia racial. Além disso, espera-se que através de tais aulas os alunos e as alunas consigam perceber e analisar as mudanças e permanências ao longo dos processos históricos, principalmente os relacionados com o fim da escravidão no país, conectando os alunos com os conceitos de transformação e permanência, já que o racismo não é algo do passado e sim que permanece na nossa atual sociedade. Entendendo que as dinâmicas políticas, sociais e econômicas envolvidas no processo do racismo: a manutenção de privilégios, lutas de interesses e aumento das desigualdades sociais, está relacionada desde o Brasil Colônia, com a escravidão.


Pós abolição e antiracismo no Brasil
Créditos: Latuff 2012

Acesse o plano de aula (aqui)

 

Descrição: #pratodesverem: Charge demonstrando uma mulher negra, representando as favelas brasileiras, pois em seu corpo estão representadas várias casas, segurando no braço de um policial militar branco que aponta uma arma para ela. A imagem é potente nos sentido de demonstrar a resistência ao constante genocídio das populações negras periféricas por parte do Estado brasileiro.

 

Para saber mais

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ATLAS. Atlas da Violência 2020. IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/24/atlas-da-violencia-2020. Acesso em: 2

12 ago. 2021.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

EVARISTO, Conceição. A gente combinamos de não morrer. In.: Olhos d’Água. Rio de

Janeiro: Pallas, 2015.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, 2007.

FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo: Da morte de Vargas aos dias atuais. 1. ed. [S. l.]: Contexto, 2015. 160 p.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. A proibição do tráfico atlântico e a manutenção da

escravidão. In: GRINBERG, Keila & SALLES, Ricardo (Orgs.). O Brasil Imperial, volume II: 1831-1870. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, pp. 207- 233.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2020.

MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen, 2019.

NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil República: Da queda da monarquia ao fim do Estado Novo. 1. ed. [S. l.]: Contexto, 2016. 176 p.

NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um Racismo Mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

OLIVEIRA, Victor Hugo Neves. “A gente combinamos de não morrer”: necropolítica e produção artística. Conceição/Conception, [S.L.], v. 9, p. 1-13, 23 dez. 2020. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v9i00.8661943. Disponível em:< https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8661943>. Acesso em: 12 ago. 2021.

Podcast: O Pós Abolição no Brasil. [Locução de]: Andréa Casa Nova Maia, Martha Campos Abreu e Karla Carloni. [S.l.]: Brasil Republicano Podcast. Disponível em: < https://www.brasilrepublicano.com.br/entrevistasespeciais>

RIOS, Ana Maria; MATTOS, Hebe Maria. O Pós Abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. Topoi, [s. l], v. 5, n. 8, p. 170-198, 2004. Disponível em:. Acesso em: 12 ago. 2021.

RODRIGUES, Jaime. O fim do tráfico transatlântico de escravos para o Brasil: paradigmas em questão. In: GRINBERG, Keila & SALLES, Ricardo (Orgs.). O Brasil Imperial, volume II: 1831- 1870. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, pp. 297-337.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

STEPAN,Nancy Leys. A hora da eugenia: raça, gênero e nação na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

Verbete “Movimento Negro” segundo DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO – DHBB, disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2021