Visitas técnicas orientadas como práticas de conhecimentos históricos mineiros desse Bicentenário

Antônio Carlos da Silva

 

Projeto de aproximação da comunidade escolar, com participação dos estudantes, professores e pais e ou responsáveis, com a História, em uma experiência da vivência in loco, em uma visita técnica orientada em cidades históricas que compõem o ciclo do ouro e a Estrada Real de Minas Gerais. Entendendo que uma instrução escolar adequada confere o conhecimento e a aquisição de uma cultura identitária e de pertencimento, adotou-se a prática de trabalho de campo de vivência in loco. Objetivando a compreensão e a valorização da pluralidade do nosso patrimônio sociocultural e artístico, buscou-se envolver toda comunidade escolar; pais, alunos, professores e funcionários. Procurando resgatar a nossa memória mineradora passada, observou-se suas mudanças e permanências, facilitando uma análise dos aspectos históricos da herança do nosso passado colonial.


Passo à Praça Tiradentes. Créditos: Lanna Tourinho

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Para saber mais

ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em Tempos de Exclusão, Alfabetização e Cidadania. SP: Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil. nº 11, abril de 2001, p. 1-8.

GOVERNO DE MINAS GERAIS. Projeto Escolas Referências. A construção da excelência na escola pública: 2004.

LEONÇO, Valéria Carvalho. A escola e o mundo adulto: questão de conhecimento. IN. MORAES, Salete (org.). Educação Especial na EJA: Contemplando a diversidade. Porto Alegre: SMED, 2007, p. 107-114.

MACHADO, Lucília. O significado socioeconômico e o desafio da construção de um currículo inovador. In: Formação Técnica Integrada ao Ensino Médio. Boletim 16/07/2006, salto para o futuro/TV Escola/SED/Ministério da Educação, p. 36-54.

SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. Lisboa: afrontamento, 1995.

SILVA, Antônio Carlos da. Educação de Jovens e Adultos: Políticas Públicas, Programas e Ações do governo mineiro. CEFET/MG, 10/12/2011.

Parâmetros Curriculares Nacionais, MEC, SEF, Brasília, 1998.

#paratodesverem

Na imagem podemos ver em primeiro plano um obelisco com uma estátua em bronze. Ao fundo há um prédio histórico em estilo barroco, com as paredes brancas e detalhes em pedra, no centro do imóvel há uma torre com um relógio analógico e um sino. Na lateral direita da imagem há algumas casas no mesmo estilo e ao fundo podemos ver uma árvore seca, o céu com muitas nuvens brancas.

Várias pessoas passeiam pelas construções deste local que é um trecho da Praça Tiradentes em Minas Gerais

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