Plano de aula: Ditadura Uruguaia

Kamyla Paula Cardoso da Silva

O presente plano de aula tem como principal objetivo a construção do conhecimento de maneira ativa pelo aluno. Na parte de metodologia são descritas as perguntas e discussões que podem ser motivadas pelos professores, criando um ambiente propício para o aluno desenvolver suas próprias ideias sobre o tema, que nesse caso é o regime ditatorial uruguaio. Os objetivos desta aula são listados no plano, que são, entre outros, propor reflexões a respeito do que é uma ditadura, suas possíveis causas e os problemas sociais que os regimes autoritários podem causar; compreender os métodos de enfrentamento utilizados pelas forças de Segurança Nacional e como esses métodos dialogam com a memória popular sobre a ditadura; e estabelecer conexões entre o regime ditatorial uruguaio e o cenário mundial da época. As informações presentes no plano de aula e sua construção foi baseada, principalmente, no trabalho “A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional” de Enrique Padrós.

 

Mural com foto dos desaparecidos durante a ditadura civil-militar do Uruguai com a inscrição “nem esquecimento, nem perdão”, em Montevidéu. Créditos: Eitan Abramovich/20.mai.2020/AFP.

Material Principal

#paratodesverem: Na imagem, um muro com diversas fotos em preto e branco de pessoas desaparecidas durante a ditadura civil-militar do Uruguai. Abaixo, está escrito com letras grandes e pretas “Ni Olvido, Ni Perdón!”, em português: Nem esquecimento, nem perdão.

 

Para saber mais 

Projeto 3×22 – https://www.bbm.usp.br/pt-br/3×22/ <acessado em 16/08/2021>

PADRÓS, E. S. América Latina: Ditaduras, Segurança Nacional e Terror de Estado. Revista História e Luta de Classes, v. 3, n. 4., p. 43-49. Jul. 2007.

PADRÓS, E. S. A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional. Varia Historia, v. 28, n. 48, p. 495–517, dez. 2012.

QUADRAT, S. V. Operação Condor: o “Mercosul” do terror. Estudos Ibero-Americanos, 28(1), 167-182, 2002.

Ingresso.com. Trailer legendado de: Uma noite de 12 anos. Youtube, 13 de set. de 2018. Disponível em: < Uma noite de 12 anos | Trailer Legendado >