Hora Americana – História dos EUA

Equipe Hora Americana

 

O podcast quinzenal “Hora Americana” é um Projeto de Extensão produzido por professores de universidades e institutos federais do Brasil. Seu objetivo é difundir conhecimentos sobre a História e as culturas dos diferentes países das Américas. Dessa forma, esperamos contribuir para a diminuição do tradicional desconhecimento dos brasileiros em relação aos países que compõem seu continente, além de apresentar perspectivas que superem o eurocentrismo. Por meio de entrevistas, documentos, músicas e outras mídias, o podcast apresenta temas atuais e também aqueles menos conhecidos ou tradicionais relativos à História das Américas.

Em parceria com o Portal do Bicentenário, os episódios aqui organizados têm por objetivo estimular professoras/es e estudantes a utilizarem a ferramenta podcast como estratégias metodológicas para sala de aula. São mais de 40 episódios organizados em 9 postagens com as mais diversas temáticas.

O Site do Hora Americana oferece ainda mais informações sobre cada episódio. Lá você pode conferir sinopses dos episódios, dicas e links de referência sobre a temática, minicurrículo dos entrevistados e muito mais.

 

História dos EUA

 

#1 – Os negros na história política dos Estados Unidos

Em tempos de #blacklivesmatter e de uma série de protestos envolvendo a questão do racismo nos Estados Unidos, se faz urgente e necessária uma profunda discussão sobre a História da participação dos negros na política norte-americana. Para discutir essas e outras questões, o podcast Hora Americana tem o prazer de convidar para sua primeira entrevista o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Flávio Thales Ribeiro Francisco, especialista na história dos negros na política norte-americana.

#10 – Estados Unidos como 13 colônias inventaram uma República

Para discutir essas e outras questões, convidamos para a entrevista o professor Marcos Sorrilha Pinheiro, especialista em História dos Estados Unidos e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Franca-SP.

#18 – A Conquista do Oeste, com Arthur Lima de Avila (UFRGS)

No episódio #18 do Hora Americana, conversaremos com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Arthur Lima de Avila sobre a Conquista do Oeste.

#33 – Cinema, Política da Boa Vizinhança e Anticomunismo, com Alexandre Valim (UFSC)

No episódio #33 do Hora Americana, conversaremos com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Alexandre Valim sobre as relações entre o cinema de Hollywood, a política de boa vizinhança e o anticomunismo.

#35 – Religião e política nos EUA identidade nacional, fundamentalismo e a direita cristã

No episódio #35 do Hora Americana, receberemos o historiador Daniel Rocha para conversar sobre as relações entre religião e política na história dos Estados Unidos, o fundamentalismo religioso e a ascensão da direita cristã.

#32 – A segunda escravidão nas Américas, com Keila Grinberg (UNIRIO)

No episódio #32 do Hora Americana, conversaremos com a professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Keila Grinberg sobre o conceito de segunda escravidão.

_

Para saber mais

Site do Hora Americana: Cada episódio possui um mini-texto de sinopse, um conjunto de dicas e links de referências sobre a temática e informações sobre a/o entrevistada/ohttps://hora-americana.webnode.page/

instagram.com/horaamericana

facebook.com/horaamericana

twitter.com/HoraAmericana

youtube.com/HoraAmericana

Descrição: #pratodesverem: Logomarca do podcast Hora Americana. Em um fundo preto um fone de ouvido branco por cima de um círculo branco. Ao centro do círculo, um desenho da américa latina em amarelo compõe a imagem. O título do podcast – Hora Americana – aparece em amarelo em cima e embaixo do círculo.