Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras

Autores

Hercinia Wasse ; Jacica Fernandes 

José Maye; Luliane Sousa

Pedro Nguvu; Quezia Miranda; Yacine Tavares

Organizadores

Helen Santos Pinto

Luciana Luciana Soares da Silva

Mighian Danae

 

É com muita alegria e satisfação que apresentamos a vocês o Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras, produzido com base no projeto de pesquisa aplicada intitulado “Nô bá brinca, vamos brincar, ahi tlhangui?”. O Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras foi contemplado pelo Edital Equidade Racial do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) em 2020 e, para a sua realização, contamos com a participação de estudantes bolsistas oriundos de sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, todos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus Malês, que fica em São Francisco do Conde, na Bahia.

Importante salientar que, em sua edição, fizemos questão de respeitar as diferentes marcas de autoria, inclusive os traços típicos da língua portuguesa escrita por pessoas que a têm como segunda língua, em vez de adotar as formas do português brasileiro como padrão, o que enriquece muito o livro. Inicialmente, a pesquisa se deu pela realização da escuta de mulheres e homens do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), com idade entre 40 e 60 anos, sobre quais os jogos e as brincadeiras que conhecem. Assim, entre outubro de 2020 e março de 2021, os estudantes entrevistaram familiares e conhecidos que vivem em seus países de origem. Este catálogo foi produzido com base nessa recolha de dados e esperamos que seja utilizado em redes municipais de educação básica – em especial na etapa da educação infantil – dos países envolvidos.

Objetivamos que este material possa colaborar, no Brasil, para a aplicação, nas escolas, da Lei 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9.394/96), além de auxiliar nas reflexões sobre processos curriculares e abordagens pedagógicas inovadoras e na produção de propostas pedagógicas de mediação estética e lúdica. Intencionamos, ainda, fortalecer o diálogo entre países africanos de língua oficial portuguesa e o Brasil no âmbito da educação, fomentando a integração por meio de ações educativas que demonstrem a relação que há entre esses países nos mais diversos campos do conhecimento. Queremos demonstrar que há mais possibilidades de integração entre nós para além das que habitualmente conhecemos, as quais podem ser alcançadas quando nos encontramos e passamos a saber mais sobre nós mesmos, aprendendo o que somos a partir do que fomos e projetando juntos o que desejamos ser.

Acesse o ebook gratuitamente (aqui)

 

Descrição: #pratodesverem: Capa retangular de fundo salmão escuro com ilustração de crianças negras brincando de diferentes brincadeiras, onde se lê: Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras, Helen Pinto, Luciana Soares da Silva e Míghian Danae, organizadoras. Ilustrações de Rodrigo Andrade. Aziza Editora.

_

Para saber mais sobre os autores clique aqui