O povo vai à luta e torna-se brasileiro: pretos e pobres na independência do Brasil

Antonieta Miguel

 

Como abordar o processo de emancipação política para além do grito do Ipiranga? Essa sequência didática propõe um roteiro de aulas para abordar questões pouco discutidas nos livros didáticos como a participação da população mais pobre no processo e as permanências do simbólico dessas lutas presentes no desfile do 2 de Julho.

Para abordar os conteúdos, a SD usa documentos escritos e visuais, que se encontram no Acervo da Biblioteca Virtual Dois de Julho, oportunizando também o aprofundamento com os(as) estudantes de procedimentos necessários para a aprendizagem histórica, como leitura de elementos de documentos visuais, cruzamentos de informações provenientes de diferentes documentos, levantamento de hipóteses, entre outros.

Apesar de tratar dos acontecimentos ocorridos na Bahia, a SD levanta questões teórico-metodológicas que propiciam replanejamentos em outros estados do Brasil.

Acesse a sequencia didática (aqui)

 

Para saber mais

ALMEIDA, Miguel Calmon Du Pin e. A batalha de Pirajá (8 de novembro de 1822). Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1923.

ARAÚJO, Ubiratan Castro de. A guerra da Bahia. Salvador: CEAO, 2001.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. 2 de julho: a Bahia na independência nacional. Salvador, s/d.

__________________. 2 de julho: a Bahia na independência nacional  nº 2. Salvador, Empresa Gráfica da Bahia, s/d.

GUERRA FILHO, Sérgio Armando Diniz. O Povo e a Guerra: Participação das Camadas Populares nas Lutas pela Independência do Brasil na Bahia (1821-1824). Salvador: UFBA, Dissertação de Mestrado, 2004.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. A escrita como condição para o ensino e aprendizagem da História. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 20, nº60, p.121-142, 2010.

SILVA, Marcelo Renato S. Independência ou morte em Salvador: o cotidiano da capital da Bahia no contexto do processo de independência brasileiro (1821-1823). Dissertação UFBA, 2012.

SOUSA FILHO, Argemiro Ribeiro de. A guerra de independência na Bahia: manifestações políticas e violência na formação do Estado nacional (Rio de Contas e Caetité). Salvador: UFBA, Dissertação de Mestrado, 2003.

SOUZA, Maria Aparecida S. Bahia: de capital a província, 1808-1823. Tese de doutorado. USP, 2008.

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2001.