Obra literária infantil – Canção dos povos africanos

Marcilaine Soares Inácio

A obra literária Canção dos povos africanos é destinada às crianças. Contudo adultos não passam intocados pela leitura do livro de autoria de Fernando Paixão e ilustrado por Sérgio Melo. A beleza do texto e a riqueza das rimas, bem como a singularidade e os traços marcantes dos desenhos fazem a imaginação e a sensibilidade fluírem e propicia a leitores de qualquer idade uma prazerosa experiência com a leitura literária. É uma poesia de cordel, adaptação de um texto poético que circula em meios eletrônicos, sob o título de canção dos homens, cuja autoria é atribuída à poetisa africana Tolba Phanem. O texto nos apresenta a cosmovisão africana segundo a qual educar é uma tarefa coletiva e um processo de formação amorosa para a vida. Convida-nos a pensar no significado de uma canção que é também identidade relacionando-a a momentos especiais de nossa existência – gestação, nascimento, processo educativo, casamento e morte- e a valores e princípios éticos e morais como liberdade, erro, culpa, punição, perdão, amor e recuperação.

 Na África, especialmente a subsaariana, a cultura é eminentemente oral. Por essa razão, entre muitas outras, o continente africano foi e ainda é considerado, numa perspectiva eurocêntrica, um lugar sem história por não possuir registros escritos, especialmente a porção sul, chamada África negra. A tradição oral teve e ainda tem um papel importante na produção e na transmissão da cultura africana que tem na memória individual e coletiva um lugar privilegiado. Os contos, as lendas e as canções africanas nos mostram a riqueza desse imenso continente, ancestral e multicultural, que precisamos conhecer e valorizar como modo de: 1- acessar outras experiências humanas, de problematizar a tragédia humana que foram os tráficos negreiros e de reparação dos efeitos nefastos do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e poder contribuir, em sentido amplo, para a promoção da igualdade das relações étnico-raciais na escola e fora dela.

 

Capa do livro Canção dos povos africanos de Fernando de Paixão publicado pela Editora IMEPH, em Fortaleza no ano de 2010.

#pratodesverem

Imagem da Capa do livro Canção dos povos africanos de Fernando de Paixão publicado pela Editora IMEPH, em Fortaleza no ano de 2010. Em um fundo laranja com linhas curvas e bordas superiores estilizadas nas cores verde, preto e branco e vermelho encontra-se centralizado o título da obra em preto e dois tons de marrom. Abaixo está o nome do autor Fernando Paixão, do ilustrador Sérgio Melo e o nome e logo marca da editora IMEPH. Ao lado esquerdo encontra-se o selo do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD 2013/2014/2015 – Obras complementares com um círculo pontilhado onde encontra-se escrito: para uso nas salas de aula do 3º ano. Na lateral direita há uma imagem de três mulheres africanas de perfil. As bordas inferiores acompanham o padrão da superior exceto pela faixa verde, ausente. Entre o título e o nome do autor e ilustrador há duas linhas de contas azuis e roxas entrelaçadas. Abaixo do selo da editora e acima da borda inferior há uma linha de contas rosa escuras.

Acesse a atividade didática (versão aluno) aqui

Acesse a atividade didática ( versão professor) aqui

 

Para saber mais 

BRASIL. Lei No 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

EDUCAÇÃO anti-racista : caminhos abertos pela Lei Federal Nº 10.639/03. Brasília: Unesco, MEC, BID, 2005. 232 p. (Educação para todos)

EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zelia Versiani. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 .ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

 

Links externos:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos/964521

https://www.youtube.com/watch?v=CAsr_fzNako (A canção dos homens- cultura africana)

https://www.geledes.org.br/oralidade-cantos-e-re-encantos-vozes-africanas-e-afro-brasileiras/

https://mundonegro.inf.br/a-importancia-da-tradicao-oral-africana-para-a-manutencao-da-historia/