América Latina e África separadas por um Oceano e unidas pela Diáspora Atlântica.

Esta trilha tem como objetivo tratar dessas duas partes do mundo onde histórias, culturas, lutas por liberdades e por resistências revelam diferenças, semelhanças e conexões entre as (os) sujeitas (os) do Sul Global.

O nome da trilha Améfrica é inspirado e traz toda a pujança de Lélia Gonzalez, mulher negra, expoente do movimento negro e intelectual que criou a categoria político-cultural de amefricanidade e defendeu o uso da expressão Améfrica Ladina para contestar a ideia de uma formação histórico-cultural exclusivamente branca e europeia.

A trilha Améfrica busca oferecer novas experiências e olhares sobre a América Latina e a África a partir de vivências, experiências e relações estabelecidas entre as (os) indígenas, africanas (os) e afrodescendentes.

Nesse sentido, a trilha Améfrica pretende potencializar a diversidade, as histórias orais e escritas, as inteligências e os conhecimentos de homens e de mulheres nos processos de Independências dos países da América Latina, Caribe e África, bem como suas lutas por emancipação nesses 200 anos de histórias. 

Convidamos você a explorar a trilha Améfrica!

Na Escola se brinca: brincadeiras das crianças quilombolas na educaç…

Na Escola se brinca: brincadeiras das crianças quilombolas na educação infantil   Míghian Danae Ferreira Nunes   Na escola se brin…

Laicidade: o que é?

Laicidade: o que é? José Antonio Miranda Sepulveda   A laicidade do Estado é um processo. Antigamente, todos os Estados baseavam sua leg…

Independência e Educação Indígena

Independência e Educação Indígena Cacica Janina dos Santos Forte   Nesse vídeo a cacica Janina fala sobre Independência e sua relaç…

Caderno de Apoio à Aprendizagem Afro-indígena Brasileira

Caderno de Apoio à Aprendizagem Afro-indígena Brasileira Secretaria Estadual de Educação da Bahia   As Trilhas afro-indígenas brasilei…

Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras

Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras Autores Hercinia Wasse ; Jacica Fernandes  José Maye; Luliane Sousa Pedro Nguvu…

História oral: Memórias do Jongo

História oral: Memórias do Jongo Rafaela Rodrigues Martins   A sequência didática cujo tema é História oral: Memórias do jongo e o l…

Canção infantil África

Canção Infantil África Atividades didáticas, sobre Áfricas, elaboradas a partir da Canção infantil África de Arnaldo Antunes, Paulo Tati…

Revolução do Haiti

Revolução do Haiti Alberto do Nascimento Neto Brenda de Freitas de Figueiredo Helena Jablonski Herson Isabela Orichio Mello Appel Julia Teixei…

Hora Americana – História dos EUA

Hora Americana – História dos EUA Equipe Hora Americana   O podcast quinzenal “Hora Americana” é um Projeto de Extensão pr…

Hora Americana – Reformas, Revoluções e a formação dos Estados n…

Hora Americana – Reformas, Revoluções e a formação dos Estados na América Latina Equipe Hora Americana   O podcast quinzenal “…

Hora Americana – História Indígena

Hora Americana – História Indígena Equipe Hora Americana   O podcast quinzenal "Hora Americana" é um Projeto de Exte…

Hora Americana

Hora Americana O nosso Portal é feito em REDE e nossas postagens em muitas mãos! Mas algumas podemos separar em sequências, sejam por serem v…

Obra literária infantil – Canção dos povos africanos

Obra literária infantil – Canção dos povos africanos Marcilaine Soares Inácio A obra literária Canção dos povos africanos é destinada …

É possível falar em uma independência musical negra?

É possível falar em uma independência musical negra? Monique Ivelise Pires de Carvalho   Este texto discutirá a importância das musica…

O pós abolição no Brasil

O pós abolição no Brasil Brenda de Freitas de Figueiredo Cassiane Teixeira Cristovão Gomes Clara Thaís Pereira de Andrade Geivania Cristina…

Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branq…

Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude Fernanda de Amorim Golembiewski   Este material apresenta duas…

Revoltas populares no cordel

Revoltas Populares no Cordel Pedro de Albuquerque Oliveira   O livro “Revoltas Populares no Cordel”, do escritor Pedro de Albuquerque O…

O povo vai à luta e torna-se brasileiro: pretos e pobres na independ…

O povo vai à luta e torna-se brasileiro: pretos e pobres na independência do Brasil Antonieta Miguel   Como abordar o processo de emancip…

Memória, escravidão, resistências e culturas negras na cidade do Ri…

Memória, escravidão, resistências e culturas negras na cidade do Rio de Janeiro Clara Thaís Pereira de Andrade   O presente plano de au…

Leitura literária e educação antirracista no Ensino Fundamental

Leitura literária e educação antirracista no Ensino Fundamental Professoras: Dra. Renata Amaral de Matos Rocha, Ms. Eliene de Souza Paulino P…

Arqueologia no ensino de história: Simulação de escavação no pát…

Arqueologia no ensino de história: Simulação de escavação no pátio da EECIM Marçal de Souza Tupã-Y Luciano Alonso Justino Simulação de…

Visitas técnicas orientadas como práticas de conhecimentos históric…

Visitas técnicas orientadas como práticas de conhecimentos históricos mineiros desse Bicentenário Antônio Carlos da Silva   Projeto de…

A Floresta Amazônica: fauna, flora e cultura

A Floresta Amazônica: fauna, flora e cultura Poliana Aparecida Gomes Dias   A proposta da oficina “A Floresta Amazônica: fauna, flora e…

Quando o outro se torna nós

Quando o outro se torna nós Ana Clara Alves Reis; Brendha Maciel Candido Giovana Martins Brito; Haniel da Costa Novais Iasmin Damas de Oliveira…

Plano de aula: Ditadura Uruguaia

Plano de aula: Ditadura Uruguaia Kamyla Paula Cardoso da Silva O presente plano de aula tem como principal objetivo a construção do conhecimen…

“Memórias de uma senzala: o atravessamento das dores à re-existên…

“MEMÓRIAS DE UMA SENZALA: O ATRAVESSAMENTO DAS DORES À RE- EXISTÊNCIA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA” Ma. Alinne Grazielle Neves Costa A Lei …

Modernismo e Regionalismo

Modernismo e Regionalismo-Tradicionalista-Nordestino: Algumas Considerações Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira O presente texto está em…

Territórios negros em Porto Alegre

Territórios negros em Porto Alegre: construindo possibilidades de percursos Adriana Conceição Santos Dos Santos, Fernanda Amorim Golembiewsk…

Territórios e memórias indígenas

Territórios e memórias indígenas /Felipe Zmuda Rangel   O material é uma atividade interativa online, desenvolvida no Estágio de Docê…

Oficina Virtual “Corpos no Museu”

Oficina Virtual “Corpos no Museu” /Naiara Müssnich Rotta Gomes de Assunção A oficina “Corpos no Museu” é resultado do trabal…

HQ Quilombos de Restinga Seca/RS

História em Quadrinhos: Quilombos de Restinga Seca/ RS Coordenador: José Carlos Gomes dos Anjos. Roteiro: Bruno Ortiz, Guta Teixeira, Luciano …

População negra, abolicionismo e resistência à escravidão

População negra, abolicionismo e resistência à escravidão e a construção do estado Nacional na sala de aula /Tayanne Morais O ensino de H…

As Viagens do Tambor

As Viagens do Tambor Carla Beatriz Meinerz, Carmem Zeli de Vargas Gil, Cristine Gubert Moreira, Daniele Machado Vieira, Fernanda De Amorim G…

Os Xavantes: Luta e Resistência

Os Xavantes: Luta e Resistência pela Terra De maneira geral, o projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universida…

Arqueologia digital e história indígena

Arqueologia digital e história indígena no RS: o povoamento inicial através de artefatos André Marchi Becker, Caroline Nogueira da Silveira,…

Pular para o conteúdo