“Entre outras mil, és tu Brasil”: rediscutindo o ensino da História do Brasil no Bicentenário da Independência na rede pública municipal de educação de Cortês/PE
Luis Felipe de Lima Durval, Iara Souza de Melo,
Renata Maria da Silva, Laura Fernanda de Carvalho,
Cícera Severina da Silva Bezerra, Joara Araújo Marques,
Gilson José da Silva, Sandy Layla Melo do Nascimento
O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção pedagógica que se encontra em execução na Rede Municipal de Educação da cidade de Cortês/PE, por ocasião do bicentenário da independência do Brasil (1822), cujo objetivo é rediscutir as práticas de ensino da História do Brasil, tendo como mote a temática da Independência do Brasil, através de eixos temáticos estamos trabalhando uma série de proposições didáticas em todas as etapas da educação presentes no Município (Educação Infantil e Ensino Fundamental), além da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Historicamente, o ensino da História do Brasil, narrado sob a perspectiva dos vencedores, privilegiou os homens, os brancos e os europeus, de modo que o grande contingente populacional que marca a diversidade do povo brasileiro ficou ausente de nossa história e dos livros didáticos. Com isso, esperamos evidenciar personagens, fatos, lugares até então invisibilizados em nossa história, tendo como foco os aspectos que compõem a cultura local. Convém elucidarmos que este trabalho possui uma postura perspectiva crítica, reflexiva e revisionista do nosso passado e do nosso presente.
Acesse:
O Projeto de Ensino (aqui)
Projeto Municipal (aqui)
Capa dos catálogos mensais e links para acessá-los (aqui)
Evidências do eixo Heroínas (aqui)
Evidências do eixo Cultura Indígena (aqui)
Evidências do eixo Culinária (aqui)
Evidências do eixo Autores nacionais (aqui)
Evidência do eixo Heróis e heroínas da Independência (aqui)
Pesquisa realizada na Rede Municipal (aqui)
Evidências do eixo Cultura Afrobrasileira (aqui)
Para saber mais
200 da Independência | As várias Independências do Brasil. Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2021/05/200-independencia-varias-independencias-brasil. Acesso dia 21 de abril de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 21/04/2022.
PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30363>
PIRES, Marília Freitas de Campos. Reflexões sobre a interdisciplinaridade na perspectiva de integração entre as disciplinas dos cursos de graduação Revista do IV Circuito PROGRAD: As disciplinas de seu curso estão integradas? UNESP. São Paulo, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100010>. Acesso dia 21 de abril de 2022.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das de Letras, 2015.