Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em outubro

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de outubro

 

Dia nacional do idoso e Dia internacional da terceira idade – 01/10

Acesse aqui o material em Word editável

Acesse aqui o material em PDF

👵🏿 Dia 1 de outubro é comemorado o dia do idoso.

📅 A data foi instituída pela ONU 1991 para sensibilizar a sociedade da importância de proteger e cuidar da nossa população idosa.

🎊 O Portal do Bicentenário ressalta a importância da data para discutirmos políticas públicas que assegurem esse grupo e parabeniza todas idosas e idosos.

A professora Marcilaine Inácio preparou um material didático para ser usado do 1º ao 3º anos do ensino fundamental, com várias atividades muito interessantes sobre esta data!

 

 

Dia nacional das abelhas – 03/10

Acesse aqui o artigo sobre o tema

 

03 de outubro comemoramos o Dia da Abelha e você sabe por quê?

🐝As abelhas são parte essencial da vida como a conhecemos, um dos principais polinizadores da Terra, ou seja, atuam de forma essencial no ciclo natural da vida das plantas, incluindo ecossistemas agroflorestais.

☠️Entretanto, o uso excessivo de agrotóxicos tem matado populações inteiras de abelhas, afetando diretamente nas relações agrícolas e nos ecossistemas naturais de florestas. A extinção, ou até mesmo a diminuição drástica de suas populações, afetariam o mundo todo, impactando na dieta humana, pois a maioria dos alimentos que comemos dependem de polinização. As florestas como as conhecemos hoje também seriam radicalmente afetadas, pondo em risco inúmeras espécies que dependem das abelhas para sua sobrevivência.

🌻Assim, no Dia da Abelha é necessário que tomemos consciência sobre a importância deste inseto no nosso ciclo de vida e de tantos outros seres, plantas e animais por todo o mundo.

 

Dia mundial da saúde mental – 10/10

📅Em 10 de outubro reforçamos a importância da saúde mental. Espera-se que as necessidades de saúde mental e apoio psicossocial aumentem significativamente nos próximos meses e anos. Investir em programas nacionais e internacionais de saúde mental é mais importante do que nunca.

💜O bem estar emocional é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Para isso é essencial olhar para os pequenos, compreender os contextos nos quais eles vivem, possibilitar o desenvolvimento de habilidades emocionais para lidar com situações desagradáveis, dedicar um tempo à escuta e dialogar com as crianças.

Caso necessário, procurar apoio especializado e estar sempre presente é um diferencial para a saúde mental das crianças!

🤝A psicóloga e psicopedagoga Juliana Gois colaborou com o Portal do Bicentenário produzindo este vídeo sobre saúde mental. Neuropsicóloga e Mestre em Neurociência pela Faculdade de Medicina da USP ela atua na área clínica e escolar.

 

Dia das professoras e dos professores – 15/10

🎉 O Dia das Professoras e Professores aconteceu no dia 15 de outubro, elas e eles seguem nas salas de aula resistindo.

💭 O que pouca gente sabe é que a data do “Dia dos Professores” foi criada por Antonieta de Barros, a parlamentar negra pioneira, eleita deputada estadual por Santa Catarina. Ela tinha como bandeira política o poder revolucionário e libertador da educação.

💭 Desde sua vitória como deputada, apenas outras 15 mulheres ocuparam uma cadeira na Assembleia de Santa Catarina. Nenhuma negra.

✍️ Foi um projeto de Antonieta a lei que criou o Dia do Professor e o feriado escolar nessa data (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948), em Santa Catarina. A data seria oficializada no país inteiro somente 20 anos depois, em outubro de 1963, pelo presidente da República, João Goulart.

✊🏿 Antonieta é uma verdadeira heroína brasileira e seu nome deveria ser tão conhecido quanto o dia dos professores e professoras. Que no futuro todas as crianças possam conhecer sua história!

👩‍🏫 Ordem das professoras e professores no vídeo:

Mirtes Timpanaro – São Paulo
Maria Beatriz Porto – Rio de Janeiro, RJ
Cristiane Oliveira – Juiz de Fora, MG
Patrícia Barros Soares Batista – Belo Horizonte, MG
Vanessa Lourenço – Diamantina, MG
Yara Mattos – Campo Grande, MS
Luciano Mendes – Belo Horizonte, MG

 

Dia nacional da poesia – 31/10

🥳 31 de outubro é o Dia Nacional da Poesia, e para comemorar nós do Portal indicamos uma ótima conversa que aconteceu durante a Semana do Virando o 7 no Portal do Bicentenário.

🔴 A live “As Artes nas/das Indepen-dências: A poesia canta as liberdades”, com a presença de Maria Mortatti (Unesp), Eugenio Magno (FaE/UFMG), Ivane Perotti (UEMG/FaE/CBH) e Antônio Souza Capurnan (Rede Municipal de Betim). Assista!

_

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022