Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em agosto

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de agosto

Dia do Patrimônio Histórico Nacional – 17/08

O Portal do Bicentenário realizou no dia 15 de agosto de 2022, uma live em comemoração ao Mês do Patrimônio. Conversamos sobre a importância do patrimônio cultural na construção de identidades e memórias e a necessidade de decolonializar o olhar sobre ele, entendendo-o como plural e dinâmico.

As professoras convidadas realizaram sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, seguindo os princípios da BNCC, tendo como objetivo o reconhecimento da alteridade e da diversidade da população brasileira.

Colaboraram na realização dessa discussão as professoras Dalila Singulane Varela (UFJF), Isadora Parreira Ribeiro (IEC – PUC Minas), Tathianni Cristini da Silva (UFJF/UNIMES), com a mediação de Danielle Arruda (UFJF), pelo Portal do Bicentenário.

Clique aqui para acessar os slides da live

 

Dia da Infância – 24/08

Acesse o material didático aqui

 

🗓️No dia 24 de agosto comemora-se o dia da infância. E o que vem a ser infância?

❓Na perspectiva histórica a infância é uma invenção recente, da Modernidade. Estudos apontam que a ideia de infância configurou-se, gradativamente, na Europa, entre o final do século XIV e o século XVIII na inter-relação com outras transformações sociais, culturais e econômicas. Trata-se de um novo sentimento em relação criança, entendida como ser em formação, que, na etapa inicial de sua vida, precisa ser amada, cuidada, educada e protegida.

Muito já se fez, mas ainda há muito a se fazer para que as crianças possam usufruir plenamente de todos os seus direitos!

🤝A professora Marcilaine Inácio colaborou com o Portal do Bicentenário elaborando essa atividade didática para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. O material tem uso livre e pode inspirar uma aula diferente sobre o tema!

 

 

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

 

PROÊNCIO, Lilian Martins de; LIRA, Aliandra Cristina Mesono; DOMINICO, Eliane. É preciso falar sobre isso! As datas comemorativas nas instituições educativas. Disponível em <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24898_12403.pdf> acesso em 24/05/2022

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022

 

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