Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em dezembro
Portal do Bicentenário
Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais. Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.
Datas comemorativas de dezembro
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 10/12
📖Questão fundamental da área de Ciências Humanas, os Direitos Humanos perpassam contextos geográficos, temporais e sociais. Neste sentido, para marcar essa data comemorativa, o Portal do Bicentenário apresenta uma atividade pedagógica interdisciplinar voltada para o Ensino Médio, que visa desenvolver o aprofundamento de aprendizagem sobre a temática dos 200 anos de Independência do Brasil e a efetividade dos Direitos Humanos na sociodiversidade.
📝Trabalhar os Direitos humanos em sala de aula é compreender o tempo histórico, incluindo o tempo presente. É estimular conscientização, senso crítico dos estudantes, para que estes compreendam seus papéis como cidadãos, para que saiam do senso comum, evitem fake News e rompam com discursos enraizados. Por isso, o presente material didático é um ponto de partida para tratarmos e defendermos preceitos fundamentais como democracia, igualdade e diversidade, conectando, assim, um assunto tão importante com a realidade de cada comunidade escolar.
🤝Colaborou na elaboração deste material o professor José Moacir de Aquino, do curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FACH/UFMS)
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Para saber mais
LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.
TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022
TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022