Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em setembro

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de setembro

 

Dia da Amazônia- 05/09

📚Essa aula nos apresenta uma leitura da Independência a partir do Pará, analisando as adesões das províncias e os diferentes tempos e momentos desse processo, em especial com o massacre do Brigue Palhaço, ocorrido em 1823, no contexto da Guerra da Independência do Brasil. Aula especialmente gravada em maio de 2021 a convite da Comissão Organizadora da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (2021).

Convidado: Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo – Universidade Federal do Pará (UFPA)

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Cristina Meneguello Prof.ª Dr.ª Alessandra Pedro Apoio e

Edição: Lucas H. Gregate de Araujo

📍Imagem 1: AMÉRICO, Pedro. “Independência ou Morte”. Acervo do Museu Paulista (Projeto GLAM/Museu Paulista). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi…

📍Imagem 2: Grão-Pará in Brazil (1822). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi…
📍Imagem 3: Belém do Pará sec. XIX Atlas Spix e Martius. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Fi…

Independência do Brasil- 07/09

Assista aqui à playlist da Virada da Independência – 2021

🎉A nossa Virada da Independência teve o compromisso de apresentar um outro sentido para o 07 de setembro. As mesas no Canal do Portal, no YouTube, contaram com discussões, debates, conversas, muita roda de diálogo sobre o Portal do Bicentenário e os sentidos das independências. 

⏰ Foram 26 horas de atividade para marcar o 7 de Setembro de 2021, com pessoas e entidades de diferentes cantos desse Brasil falando das Independências e discutindo o Bicentenário.

 

Assista aqui à playlist do Virando o 7 no Bicentenário – 2022

🥳 Sob o título de VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário, durante a Semana da Pátria, o Portal do Bicentenário da Independência realizou um conjunto de atividades que buscaram comemorar (rememorar juntes) os vários sentidos da independência para a população brasileira de todos os territórios que conformam o país.

🤩 Ao longo de toda a semana VIRANDO O 7 no Portal do Bicentenário realizou diversas atividades online, como mesas redondas, rodas de conversa, programas de rádio, exibição de filmes e documentários que tiveram como foco o diálogo entre as professoras e professores da Educação Básica, ativistas sociais e pesquisadoras(es) de várias áreas do conhecimento de todo o Brasil.

 

Dia da Árvore – 21/09

Clique aqui para acessar o material em pdf

 

🗓️ Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o dia da árvore. A data foi instituída com o objetivo de promover a conscientização a respeito da necessidade de preservação das árvores. Em outros lugares do mundo a comemoração ocorre em datas diferentes.

🌳 No Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido em razão da proximidade com início da primavera, no hemisfério Sul, que começa no dia 23 de setembro.

 

_

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022