Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em maio

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de maio

 

Dia Internacional de Luta das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – 01/05

01 de maio é Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores. Nesta data ocorrem, tradicionalmente, manifestações pela manutenção e ampliação das conquistas trabalhistas. Porém, em muitos lugares o sentido de luta tem diminuído à medida que os movimentos sociais foram se desmobilizando nas últimas décadas, em decorrência da expansão das políticas neoliberais.

🤝Colaborou com o Portal do Bicentenário no desenvolvimento desse conteúdo a professora Mariana Esteves que atua no curso de História e no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS – Campus de Três Lagoas

 

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – 03/05

03 de maio é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e o tema do ano de 2022 é “Jornalismo sob o cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade”.
🎤 A informação, como bem público, é direito de todos. No entanto, ela está cada vez mais ameaçada por ataques, ameaças, prisões e atentados contra a imprensa o que contribui para a proliferação de desinformação e discursos de ódio.

🤝Colaborou com o Portal do Bicentenário na elaboração deste conteúdo Adreana Oliveira, que é jornalista.

 

Dia das Mães – segundo domingo do mês de maio

No segundo domingo de maio, entre as datas 8 e 14 comemora-se o Dia das Mães. No entanto, muito não se sabe sobre a origem da data.
👀 Ficou curioso para saber, aprender e informar? Veja no post!

 

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022

 

Pular para o conteúdo