Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em junho

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de junho

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05/06

🗓️No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela ONU durante a conferência de Estocolmo em 1972, que tinha como objetivo discutir a preservação dos recursos naturais e chamar atenção não apenas dos governantes, mas de toda a população para os problemas ambientais. Em 2022 a conferência completa 50 anos de realização.

❓O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) coordena esforços para enfrentar os maiores desafios ambientais do planeta e na conferência desse ano tem como temática “PNUMA aos 50: Um momento para refletir sobre o passado e imaginar o futuro”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é importante para a conscientização sobre a preservação dos recursos ambientais e possibilitar a reflexão sobre os impactos causados pelo homem no ambiente. É um dia para repensarmos nossas ações, desenvolvermos consciência ambiental e melhorarmos a relação entre a sociedade e a natureza.

 

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – 12/06

🗓️No dia 12 de junho lembramos a importância de lutar contra o trabalho infantil! A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no ano de 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil.

Nesta data é promovida a sensibilização e reflexão por parte da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar e ter todas as vivências próprias da infância que contribuem decisivamente para sua formação e desenvolvimento integral.

🤝Colaborou na produção deste material a professora e advogada Leidiane Salvador

 

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022

 

Pular para o conteúdo