Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em abril

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de abril

 

Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas – 19/04

19 de Abril é Dia da Resistência dos Povos Indígenas, e o Portal do Bicentenário em parceria com a professora Vanessa de Faria (@vanessa_de_faria) produziu este material buscando conhecer mais sobre os povos originários, para além da figura estereotipada dos povos indígenas.🤝Todas as imagens são de autoria da professora Vanessa de Faria e foram cedidas para uso. Elas foram tiradas no Acampamento Terra Livre em abril de 2022.

 

Dia de Tiradentes – 21/04

21 de abril é dia de Tiradentes e a professora Vanessa dos Santos Bodstein Bivar, associada da faculdade de ciências humanas (FACH) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) gravou pra gente um resumão sobre essa figura emblemática da nossa história.
📆 A data tornou-se feriado nacional em 1890, poucos meses após a proclamação da República (1889). Em 1946 foi decretado que Tiradentes seria o patrono das polícias civis e militares. Em 1965, durante a ditadura, foi declarado patrono cívico da nação brasileira em um movimento de apropriação da imagem e transformação do personagem em herói nacional e mártir cristão.
🎨 Referência de pintura utilizada no vídeo no minuto 3:05 – “Tiradentes Esquartejado”, Pedro Américo, óleo sobre tela, 1893.

Descobrimento do Brasil – 22/04

22 de abril é lembrado como Dia do Descobrimento do Brasil. Essa data nos convida a pensar e refletir sobre questões. Veja algumas dessas reflexões neste material produzido pelo Portal do Bicentenário.

Dia Mundial do Livro – 23/04

Em 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. Este é um período para celebrar o livro, conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.📖O dia foi escolhido por ser a data de falecimento de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

Dia Mundial da Educação – 28/04

28 de abril é o Dia Mundial da Educação. Neste dia homenageamos aqueles que trabalham incansavelmente pela educação, que dedicam suas trajetórias a essa causa e tornam nosso futuro possível. ✊🏾O Portal do Bicentenário luta por uma educação democrática, inclusiva, não violenta, antirracista, anti-LGBTfobia, antissexista e anticapacitista.

 

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022

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