Olimpíada do Exército no Sesquicentenário da Independência do Brasil – 1972

 

UFMG
Portal do Bicentenário

 

        A abertura da Olimpíada do Exército teve início por volta das 20 horas do dia 26 abril, no estádio Beira-Rio, com um desfile de aproximadamente 900 atletas militares. Na sequência, Médici, após ser saudado pelo general Breno Borges Fortes, comandante do III Exército e presidente da Comissão Organizadora da Olimpíada, declarou aberto o evento, sendo imediatamente ovacionado por um público de cerca de 50 mil pessoas, enquanto os alto-falantes do estádio reproduziam, na voz de Clara Nunes, o Hino da Olimpíada do Exército: uma marcha ufanista assinada por Miguel Gustavo, conhecido compositor de inúmeras canções apologéticas da ditadura militar. A abertura do evento contou, ainda, com cerimônia de hasteamento de bandeiras, queima de fogos, acendimento de pira, além da principal atração daquela noite: um jogo amistoso travado entre as seleções brasileira e paraguaia de futebol.

Clique aqui para acessar a exposição!

 

Reportagem do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, do dia 24 de abril de 1972. Alinhado à direita o título “Fogos, Hinos, Bandeira: foi o começo da olimpíada de 72”, junto de um pequeno texto e 4 imagens.

 

#paratodesverem: Na imagem há a foto de uma reportagem do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, do dia 24 de abril de 1972. Alinhado à direita o título “Fogos, Hinos, Bandeira: foi o começo da olimpíada de 72”, junto de um pequeno texto e 4 imagens.

 

Saiba mais:
Confira a live de lançamento da exposição virtual nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=Lq-jpFZbFbg&ab_channel=FaculdadedeEduca%C3%A7%C3%A3oUFMG

Pular para o conteúdo