História Oral e História do Funk na Escola

Erika Minas Ribeiro

O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de  História, realizada no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, nos anos  de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se inserir a metodologia de pesquisa científica em sala  de aula, a fim de proporcionar análise e promoção da apreensão de conceitos  históricos pelos educandos. Assim, a partir da metodologia de História Oral os  estudantes elaboraram pequenas narrativas a respeito da História do Funk no  Município de São Gonçalo. O trabalho seguiu o campo de pesquisa  denominado Educação Histórica, preocupando-se em entender a formação de  conceitos históricos e os sentidos dados pelos educandos à História. Ao mesmo  tempo, o trabalho com a cultura funk proporcionou a inserção da cultura juvenil  no espaço escolar, além de discussões a respeito de gênero, das relações étnico raciais, da criminalização da pobreza e da presença da História da cultura afro-brasileira.

Conheça o material completo:

Dissertação – Profhistória – Erika Minas Ribeiro

Sobre a autora:

Docente da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciatura em História – UFF.  Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) – UFF.

Funk e escola

Funk e escola. Créditos: autora / software online disponibilizado  pelo site Crello.

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