História Oral e História do Funk na Escola
Erika Minas Ribeiro
O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, nos anos de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se inserir a metodologia de pesquisa científica em sala de aula, a fim de proporcionar análise e promoção da apreensão de conceitos históricos pelos educandos. Assim, a partir da metodologia de História Oral os estudantes elaboraram pequenas narrativas a respeito da História do Funk no Município de São Gonçalo. O trabalho seguiu o campo de pesquisa denominado Educação Histórica, preocupando-se em entender a formação de conceitos históricos e os sentidos dados pelos educandos à História. Ao mesmo tempo, o trabalho com a cultura funk proporcionou a inserção da cultura juvenil no espaço escolar, além de discussões a respeito de gênero, das relações étnico raciais, da criminalização da pobreza e da presença da História da cultura afro-brasileira.
Conheça o material completo:
Dissertação – Profhistória – Erika Minas Ribeiro
Sobre a autora:
Docente da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciatura em História – UFF. Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) – UFF.

Funk e escola. Créditos: autora / software online disponibilizado pelo site Crello.