Jogo da Memória – Brasil Império
Giovana Martins Brito
Catarina da Silva Cardoso Pereira
O jogo da memória é uma excelente forma para fazer os alunos conectarem explicações, personagens e conceitos de uma forma lúdica e criativa. Buscando fugir das tradicionais narrativas em que homens brancos de alta classe social são colocados como os únicos heróis responsáveis pelas grandes lutas e transformações políticas, este jogo da memória pretende descortinar outros nomes que tiveram fundamental importância na História do Brasil durante o período imperial.
Nesse sentido, o jogo da memória deve ser explorado no espaço escolar como meio de ampliar e problematizar a narrativa oficial. Através da mediação do professor o material permite trazer à tona a descoberta de outras figuras que tiveram singular destaque na construção da nossa História. Assim, apontamos Maria Firmina dos Reis, Francisco Paula de Almeida, Cândido da Fonseca Galvão, Jovita Feitosa, Luiz Gama e Leolinda Daltro.
Ao enfatizar o papel de negros e mulheres possibilitamos que os alunos se identifiquem com outras histórias e personagens, trazendo-lhes empoderamento e inspiração. Atentos ao perigo da narrativa única e do apagamento da trajetória dessas personalidades, lutamos contra o esquecimento e em favor de histórias plurais que contemplem todos os grupos sociais
Descrição: #pratodesverem: Na imagem há um post it, quadrado, na cor amarela, ao centro da imagem escrito “Jogo da memória: Brasil Império” rodeado por pequenas imagens de figuras históricas.
Acesse o jogo em Power Point aqui