Roda de Conversa Sentidos de Liberdade foi exibida no mês de Abril no Portal do Bicentenário (Foto: Reprodução YouTube)

O Portal do Bicentenário aproveitou a proximidade do Dia de Tiradentes, no último 21 de Abril, para trazer o tema “Sentidos de Liberdade” para sua já tradicional Roda de Conversa. Como movimentos como a Inconfidência Mineira, a Cabanagem e a Revolução Pernambucana de 1817 dialogam com o século XXI?

Para abordar esses assuntos convidamos um time de peso: Magda Ricci (UFPA), pesquisadora do movimento Cabanagem, o professor João Pinto Furtado (UFMG), especialista na Inconfidência Mineira (UFMG) Inconfidência Mineira e George Cabral (UFPE), que fala sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Representam o portal as professoras e pesquisadoras Ilka Miglio de Mesquita(PPGEE-UNIT/SE) e Aléxia Pádua Franco (GEPED/UFU).

Muitas perguntas chegaram pelo site e se pudéssemos teríamos passado ao menos mais duas horas por ali. Assista e confira a resposta para a pergunta da Maria Catarina: “​Qual a intenção da Coroa em determinar a morte de Tiradentes como “morte natural”? Como relacionar essa sentença com os diversos genocídios que vem acontecendo no Brasil?

Assista na íntegra aqui e assine nosso canal no YouTube!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo