Teaser do episódio com a historiadora Luma Prado, disponível na íntegra no canal do YouTube do Portal do Bicentenário

É uma realidade: existe uma imensa dificuldade em tratar a História Indígena na sala de aula, existe uma dificuldade em diferenciar Histórias Indígenas e Culturas Indígenas. Para colaborar com o ensino de História Indígena Luma Prado, historiadora, criou, com outros colegas, o projeto “História Indígena Hoje”.

Luana é a nossa convidada do episódio “Ensino de História Indígena”, na série “Professores falam sobre Independências no Brasil”, no canal do Portal do Bicentenário no YouTube.

A conversa foi realizada no final do ano passado e agora está acessível para todas, todos e todes. Fundamentada na Lei 11.645/2008, Luma indica abordagens e materiais sobre as histórias indígenas a serem trabalhadas nas práticas docentes e que dão visibilidade à diversidade de povos indígenas, a suas culturas e trajetórias marcadas por violência e resistências que vão além do período colonial.

“Os professores precisam dar visibilidade aos povos indígenas e toda a sua luta. Afinal, a colonização veio junto com a violência e tudo isso permeia a questão da terra, da construção da identidade indígena nos marcos da Constituição”, comenta ela em um momento.

A historiadora Luma Prado durante conversa com integrantes do Portal do Bicentenário (Foto: Reprodução YouTube)

Inspire-se nessa rica conversa clicando aqui e aproveite para assinar o canal do Portal do Bicentenário no YouTube.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *