A professora Sara Wagner York, os professores Fernando Seffner e João Victor Oliveira e a intérprete de Libras Graciele Maia (Foto: Reprodução YouTube)

Todo corpo é o corpo de alguém, mas devemos nos perguntar: quem precisa se explicar na cena pública? Quais são celebrados? Quais são invisibilizados? Compreendendo que comemorar é também problematizar os sentidos que se elegem e aqueles que são recusados, devemos nos questionar sobre quais sentidos construímos nossa independência.  Diversidade, certamente, é um deles. Quantas histórias contam os corpos nas lutas pela liberdade, nos 200 anos de Brasil?

Esses e outros questionamentos foram abordados durante mais uma Roda de Conversa do Portal do Bicentenário, em nosso canal no YouTube.

“Liberdade dos corpos nos 200 anos de Brasil” contou com a presença do professor Fernando Seffner (UFRGS) e da professora Sara Wagner York (UERJ). A mediação pelo Portal é do professor João Victor Oliveira (UFMG/SEEMG).

Encantamento é uma das palavras que define esse bate papo. Pelo chat, José Cunha Lima se questiona: “Como buscar dá voz para esses corpos que foram escondidos ou ocultados pela sociedade durante séculos?”. Vera Nogueira pergunta para Sara e Fernando: “Seria possível pensar em consenso para eleger uma pauta de luta para a população LGBTQIA+, nas condições políticas atuais? O que destacar?”

Foram muitas as questões e os elogios. Pra ver tudo clique aqui. E assine nosso canal no YouTube para ter sempre conteúdo de qualidade sobre o Bicentenário da Independência a seu alcance!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *