Publicação de artigo sobre a acessibilidade no Portal do Bicentenário.

Publicação de artigo sobre a acessibilidade no Portal do Bicentenário

A imagem é um print da página Quem somos do Portal em que aparece o vídeo de uma intérprete em libras negra, interpretando o texto da página. Acima do vídeo, aparece a menina do Portal (uma estudante negra com short azul e camiseta branca, segurando uma bandeira de fitas de diversas cores) O título da página printada é Conheça aqui nossa equipe. A página está disponível em https://portaldobicentenario.org.br/sobre-o-portal/.
Print da página Quem somos do site do Portal do Bicentenário, disponível em https://portaldobicentenario.org.br/sobre-o-portal/. Acesso em: 01 mai. 2025.

#paratodesverem: A imagem é um print da página Quem somos do Portal em que aparece o vídeo de uma intérprete em libras negra, interpretando o texto da página. Acima do vídeo, aparece a menina do Portal (uma estudante negra com short azul e camiseta branca, segurando uma bandeira de fitas de diversas cores) O título da página printada é Conheça aqui nossa equipe. A página está disponível em https://portaldobicentenario.org.br/sobre-o-portal/.

O Portal do Bicentenário da Independência, desde a sua idealização em 2020, trouxe em seus princípios um caráter inclusivo de todos os seus conteúdos, pensando em estratégias de acessibilidade, desde suas lives no YouTube até as publicações em suas redes sociais digitais.

Algumas dessas estratégias foram tematizadas no artigo “As redes sociais como meio de superação das barreiras de acessibilidade: a experiência do Portal do Bicentenário”, escrito em colaboração por Euclides Gomes de Souza Neto, Raquel Freire Bonfim, Elaine Teixeira Pereira e Maria Beatriz Bellens Porto, então integrantes da equipe do Portal do Bicentenário (alguns na condição de bolsistas de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação pela FAPEMIG).

Nos tópicos iniciais do artigo, os autores apresentam parte da discussão sobre barreiras de acessibilidade, presente na produção acadêmica, enfatizando a necessidade de serem criados meios para superar esses obstáculos nas iniciativas educacionais.

A seguir, apresentam os modos pelos quais o Portal do Bicentenário buscou tornar acessíveis seus conteúdos para pessoas com deficiência visual (PDV) e pessoas com deficiência auditiva (PDA), ao passo em que consideram que alguns desses métodos de acessibilidade podem servir como inspiração para a comunicação em educação no meio eletrônico.

O artigo foi publicado pela Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para conferir o texto completo, acesse: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/94633.

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#portaldobicentenário #acessibilidade
Pular para o conteúdo