Uso de datas comemorativas nas escolas: o que rememoramos em novembro

Portal do Bicentenário

 

Nas escolas ao redor do país, costuma-se visitar as datas comemorativas, também chamadas de efemérides, em sala de aula. Esta é uma forma de relembrar eventos históricos, lutas sociais ou conquistas importantes para uma nação, podendo acontecer internacionalmente sendo também celebradas por outros povos. No entanto, essas efemérides tornam-se uma obrigação, com produção de atividades que não estimulam um pensamento crítico e que possam desenvolver algum sentido para os estudantes e os docentes. Procuramos apresentar algumas dessas datas, sua contextualização histórica e a relação com a educação brasileira nos 200 anos de independência. O objetivo é justamente possibilitar uma alternativa de trabalho que questione o lugar “tradicional” transformando as datas comemorativas em situações de aprendizagem, que as compreendam como produtoras de significados e identidades sociais e culturais.  Seu uso pode se dar na educação infantil através de contação de histórias, nos ensinos fundamental e médio nas disciplinas de ciências humanas e linguagens através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, produções textuais, peças teatrais entre outras possibilidades.

 

Datas comemorativas de novembro

Dia do Cinema Brasileiro – 05/11

 

🎞️A primeira exibição publica de cinema no Brasil aconteceu no dia 05 de novembro de 1896. O dia é também uma homenagem a dois grandes cineastas: data do nascimento de Paulo Cesar Saraceni e dia da morte de Humberto Mauro. Dois anos depois, no dia 19 de junho, foram feitas as primeiras imagens do nosso país quando Afonso Segreto filmou a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Portanto, o cinema nacional costuma ser celebrado nessas duas datas.

📽️ O cinema é uma ferramenta cultural que, por meio de sua linguagem e contato com o espectador, pode auxiliar nos processos pedagógicos. Além de ilustrar alguns pontos relacionados aos conteúdos programáticos, o valor da linguagem audiovisual e artística é essencial para a formação cidadã dos estudantes.

🎦Nos materiais a seguir, a professora Vera Haas fala sobre o aproveitamento do conhecimentos de recursos provenientes das linguagens do cinema e da literatura para a sala de aula, por meio de projeto de extensão com estudantes do Ensino Médio do IFSUL. O conteúdo encontra-se na revista Histori-se (historise), na coluna sobre cinema Diadorim.

 

As notas para Narrativa – o fio de Ariadne – parte I

As notas para Narrativa – o fio de Ariadne – parte II

As notas para uma narrativa – o fio de Ariadne – parte III

 

Proclamação da República – 15/11

❗No dia 15 de novembro lembramos no Brasil a data da Proclamação da República, que aconteceu no ano de 1889. Nesta roda de conversa recebemos o professor Milton Lahuerta, docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), para uma conversa sobre os sentidos da Proclamação da República. A mediação foi feita por Ilka Miglio (Portal do Bicentenário) e Dilza Porto (UFMS/Portal do Bicentenário).
👥O professor Milton Lahuerta falou sobre questões ligadas a uma possível autonomia política do Brasil em relação a Portugal, somente depois da proclamação da República. Como podemos entender melhor esse processo a partir da atuação/golpe dos militares em 1889. E ainda sobre como os símbolos nacionais foram apropriados por grupos de extrema-direita atualmente e se é possível retomá-los. Não deixe de conferir!

 

Dia Nacional da Consciência Negra – 20/11

🤩 O Portal do Bicentenário realizou no dia 25 de novembro, às 19h, uma live em comemoração ao Mês da Consciência Negra, intitulada “Práticas pedagógicas afirmativas: educação antirracista”.

✊🏿 Conversamos sobre a importância da educação antirracista no enfrentamento das injustiças social e educacionais que impactam cotidianamente a vida das pessoas negras no Brasil. Será problematizada a concepção de “curricular” que restringe as atividades didático-pedagógicas que tratam da presença das culturas de matrizes africanas na formação histórica, cultural e religiosa do Brasil ao mês, à semana e/ou ao dia da consciência negra.

👨🏾‍🎓 Foram apresentados projetos de ensino e práticas pedagógicas inter e transdisciplinares voltadas para a afirmação da identidade étnica das crianças, especialmente as afrodescendentes; para o respeito à diversidade racial e para o reconhecimento da dignidade das crianças e da juventude negra visando o reconhecimento e a valorização da diversidade da população brasileira.

👥 Contamos com as presenças de Cláudia Duarte (Educação básica de Porto Alegre/RS), Ledeci Coutinho (Educação básica/Ex-secretária de educação de Canguçu/RS) e Marcilaine Inácio (Centro Pedagógico-UFMG/Portal do Bicentenário). Com mediação de Simone Lima (UFMS).

Para saber mais

LIRA, Aliandra Cristina Mesono; RIBEIRO, Débora; Dominico, Eliane; NUNES, Maristela Aparecida. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘Dia da Mulher’. Disponível em <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/49047/751375152505/>. Acesso em 24/05/2022.

TONHOLO, Thamiris Bettiol. Datas comemorativas no contexto escolar. Disponível em < http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2018%20-%20p.%20182%20a%20193.pdf>. Acesso em 23/05/2022

TESCHE. Camila Zentner; FINCO, Daniela. Experiências. O consumismo e as datas comemorativas na educação infantil. Disponível em: <https://www.rosasensat.org/revista/num-25-consumo-e-consumidor-3/experiencias-o-consumismo-e-as-datas-comemorativas-na-educacao-infantil/>. Acesso em 23/05/2022

 

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