“Anarriê” e “Balancê”
Patrícia Batista
Cristiano Ferronato
Maristela Andrade
As comemorações Juninas, tradição a qual se celebra os santos católicos; a saber: Santo Antônio, São João e São Pedro, aparecem nos roteiros festivos para escolares em Sergipe desde as primeiras décadas do século XX. O tema apresenta-se como conteúdo curricular nos compêndios de ensino, abordando as orientações para a vivência das tradições, tais como: danças, brincadeiras, fogueiras, fogos de artifícios e comidas típicas. Culminaram nas esperadas apresentações das quadrilhas, que eram atreladas ao casamento do matuto e da escolha do rei e da rainha do milho. Trabalhar com temas regionais aproxima os estudantes dos conhecimentos da cultura a sua volta. Para elaboração pedagógica pode-se utilizar da pesquisa, orientando os alunos a investigar as diferentes formas de comemorações juninas em suas comunidades. Como também a elaboração de exposições de elementos da cultura material como também de fotografias.
Descrição: #pratodesverem: A imagem fotográfica, em preto e Branco, apresenta como pano de fundo várias pessoas possivelmente dançando quadrilha. A frente fazendo pose para a fotografia duas crianças, uma menina e um menino. A menina um pouco mais alta que o menino, arrumada com vestido de babado com mangas curtas, chapéu com renda nas bordas e sapatos com cadarços. Já o menino veste calça e terno usa chapéu, sapatos sem cadarços e óculos (sendo uma lente escura e a outra transparente).
Para saber mais:
CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Diefel, 1989.
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2009, p. 111 – 154.
ESCOLANO, Augustin. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas: editora Alínea, 2007.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.