Vozes Femininas: mulheres falando para mulheres de sua época

 

O projeto 3×22 da Biblioteca Guita e José Mindlin – BBM, da Universidade de São Paulo (USP) tem por objetivo refletir e redimensionar a história da formação da nação brasileira a partir de três datas e eventos principais: 1822, 1922 e 2022. O intuito é produzir conteúdo e iniciativas que estimulem a análise crítica em torno dos contextos das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário da Semana de Arte Moderna e da história do nosso tempo presente. 

Os kits didáticos que fazem parte deste projeto são compostos por diversos tipos de documentos históricos, como cartas, pinturas, jornais, imagens, mapas, entre outros, com orientações ao professor/a, e sugestões de questões para serem trabalhadas com os/as estudantes.

O kit didático intitulado “Vozes Femininas: Mulheres falando para mulheres de sua época”, produzido em conjunto com a equipe do Laboratório de Ensino e Material didático da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo –  LEMAD/FFLCH/USP,  é composto por 7 documentos históricos que buscam estimular a análise crítica acerca da posição que a mulher ocupava na sociedade brasileira nos séculos XIX e início do XX de modo a possibilitar que estudantes façam a problematização das relações de gênero e da sociedade patriarcal e suas transformações. Encontra-se neste kit documentos e reflexões sobre o “Decreto Imperial de 15 de outubro de 1827” que mandou criar escolas em todas as cidades, vilas e províncias – incluindo, pela primeira vez as meninas na instrução pública; excertos do primeiro jornal dirigido ao público feminino “Espelho Diamantino”, de 1827 – que era escrito e editado por homens; um anúncio de 1838, da abertura do colégio feminino de Nísia Floresta no Rio de Janeiro; uma publicação do jornal “O Sexo Feminino”, de 1873, refletindo sobre a educação das mulheres; um excerto do “Tratado sobre a emancipação política da mulher e direito de votar”, de 1868, de autoria de Anna Rosa Termacsics dos Santos; excertos de uma matéria sobre “O voto feminino”, publicada em 1917 na “Revista feminina” e trechos do “Boletim da federação brasileira pelo progresso feminino”, de 1934, de autoria de Maria Eugenia Celso.

 

Acesse o material

Kit Didático. “vozes femininas: mulheres falando para mulheres de sua época.

 

Para saber mais 

Projeto 3×22. Acesse aqui.

 

#pracegover: Há várias imagens e pinturas de mulheres em diferentes contextos, algumas são coloridas e outras em preto e branco. No meio da imagem, no canto esquerdo está o título do kit “Vozes Femininas: Mulheres falando para mulheres de sua época”. A última foto, que ocupa toda parte de baixo da imagem, mostra um evento para mulheres e com mulheres, com o título “O Sexo Feminino: Seminário Dedicado aos Interesses da Mulher.”

 

 

 

Pular para o conteúdo