Um Passeio Virtual pelo Museu do Carvão em Arroio dos Ratos/RS: 

mineração e mineiros da região

Daiana dos Santos Macedo; Guilherme Lochimes Alves

Lisandra Roman; Maria do Carmo Becker Caldeira

 

Esse material didático foi elaborado por alunos da graduação do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte do Estágio de Docência em História Educação Patrimonial. O foco é a história da mineração e dos trabalhadores e trabalhadoras mineiros da cidade gaúcha de Arroio dos Ratos. Para sua elaboração foram utilizadas uma tese e uma dissertação sobre o assunto, fotografias da região cedidas ao grupo pelo Museu Estadual do Carvão e também gravações e imagens geradas por parte da equipe no local. Elaborado na plataforma Thinglink, como um tour que permite aos estudantes percorrer as ruínas da Usina do Carvão e outros espaços de memória da cidade para conhecer um pouco da história da mineração e dos mineiros da região, provocando indagações que destaquem o protagonismo dos trabalhadores e suas formas de resistência, em diálogo com as experiências locais. O material foi pensado para ser aplicado 100% no ambiente virtual e direcionado para o público escolar da região carbonífera do Rio Grande do Sul, entretanto pode ser adaptado para o uso com os mais diversos públicos.


Museu Estadual do Carvão – RS
Créditos aos autores do material

Acesse o material audiovisual clicando aqui

Para saber mais:

FREITAS, Tassiane Mélo de. De complexo carbonífero a museu: o processo de patrimonialização dos remanescentes do antigo complexo carbonífero de Arroio dos Ratos, Rio Grande do Sul, Brasil (1983 – 1994). 2015. 203 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) – PPGMSPC, IFCH, UFPEL, Pelotas, 2015.

SPERANZA, Clarice Gontarski. Cavando direitos: as leis trabalhistas e os conflitos entre trabalhadores e patrões nas minas do Rio Grande do Sul nos anos 40 e 50. 2012. 272 f. Tese (Doutorado em História) – PPGH, IFCH, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

SPERANZA, Clarice Gontarski. Museu Estadual do Carvão do Rio Grande do Sul, Arroio dos Ratos (RS). Disponível em: https://lehmt.org/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-75-museu-estadual-do-carvao-do-rio-grande-do-sul-arroio-dos-ratos-rs-clarice-speranza/. Acesso em: 22 de out. de 2020.

Foram utilizadas as seguintes ferramentas: edição dos vídeos – Canvas; programas para áudios – Reaper e Lightworks; programas online para corte de áudios e vídeos: mp3cut e online video cutter